quinta-feira, 6 de maio de 2010

Boas vindas


Olá a todas e todos!
Durante muito tempo ouvi das mulheres que a menstruação é um problema antes, durante e depois.

Antes, porque a TPM enlouquece as mulheres, provoca uma oscilação de humor que as deixa malucas, que as torna violentas, mal-humoradas e chorosas.

Durante, porque no período da menstruação, as mulheres dormem mal, sentindo cólica e com medo que o sangue suje lençol e colchão. Ir à praia é um problema, usar roupa branca é um problema. Sempre o velho medo do "vazamento".

Depois, porque, em seguida, vem a ovulação e o medo de engravidar.

Como feminista, passei a ver o ciclo menstrual de uma forma completamente diferente.
A menstruação adquiriu na minha vida um significado simbólico extremamente importante, da minha condição de mulher, de fêmea e de ser humano. Aprendi que tratar o mênstruo como sujeira ou doença, era uma forma de subjugar as mulheres e reprimr a sexualidade feminina. Mais do que uma simples quebra de tabus em relação à regra, à menstruação, o feminismo me fez ver e despertar a minha condição de sujeito político.
E assim tem sido.

Agora, eis que chega o climatério, que na própria origem (grega) da palavra já diz a que veio: crise ou mudança. Como muitos dizem é mais um período na vida das mulheres ou seja, nas nossas vidas.
Mas o fato é que 'esse mais um período em nossas vidas', é carregado de mudanças, temores, insegurança e tabus. Sem falar no preconceito que permeia toda a questão do climatério e da menopausa.

Por tudo isso, resolvi tornar pública a discussão. Sem medo de me expor, sem preconceito para dialogar com outras mulheres, para trocar experiências, mas principalmente para fazer desse momento mais uma oportunidade de dialogar com o feminismo. É o meu, o seu e o nosso climatério. 

12 comentários:

  1. Legal Suely a sua iniciativa. Sucesso!
    Bom, eu estou na menopausa desde os meus 45 anos, fiz minha passagem para a nova etapa muito cêdo. Certo, que a princípio, a gente fica muito estranha, mas como tudo, nos acostumamos. É uma nova fase da vida! Em relação aos tais "sintomas", tratei todos eles com hormônios naturais e foram muito eficazes.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Paula! A ideia é essa. A gente ir conversando, trocando experiências, escrevendo sobre a nossa própria vivência e discutindo também sobre o que a gente lê, ouve falar, as notícias, os tabus e também os tantos preconceitos que existem em torno do climatério e da menopausa. Quero publicar aqui também as polêmicas em torno do tema, como é o caso da reposição. Bem-vinda! Sigamos! Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Uma amiga do facebook postou em minha página (suely_oliveira1@hotmail.com) o seguinte comentário: QUE TE CUENTO HACE YA CASI 6 AÑOS TENGO ESTAS MOLESTIAS,, SE ME HINCHAN LOS TOBILLOS, LOS SENOS LOS TENGO COMO 2 GLOBOS QUE SE ME QUIEREN ESTALLAR Y ME DUELEN,,SI NO ME CUIDO ME DA ANEMIA PORQUE ME ESTA LLEGANDO CADA 15 DIAS ,,,,NO ESTOY MUY CONTENTA SABES

    ResponderExcluir
  4. E continua o depoiemnto: LO QUE HAGO ES ESTAR TRANQUILA, NO ESTRESARME,HAGO EJERCICIO CAMINANDO PORQUE SI CORRO ME DUELEN LOS HUESOS, CUANDO LLEGO A LA CASA SUBO LOS PIES 5 MINUTOS,NO BEBO,NO FUMO, NO COMO COSAS GRASOSAS PORQUE EN ESTA ETAPA EL EXCESO DE GRASA ES PELIGROSO PORQUE TAPA LAS ARTERIAS Y SI NOS DEJAMOS ... Ver maisENGORDAR MUCHO YA DESPUES ES DIFICIL BAJAR TODO ESTO ME LO DIJO LA DOC...EL ESTRES TAMBIEN ES MALO EN ESTA ETAPA,DORMIR BIEN SUS 8 HORAS CUANDO NO DUERMO BIEN ME ENFERMO, CONSUMO MUCHOS PRODUCTOS QUE CONTENGAN HIERRO Y FOSFORO PORQUE SI NOS DESCUIDAMOS NOS DA ANEMIA, LA BREVA ,EL TOMATE SON BUENOS CONSUMIRLOS PORQUE TIENE MUCHOS ESTROGENOS,, LA BREVA ES CONSIDERADA LA FRUTA DE LA MUJER EL CONSUMIRLA CRUDA CUANDO ESTA NEGRITA, ES MUY BUENO
    TOMAR VITAMINA E PARA EVITAR LOS QUISTES EN LOS SENOS Y OVARIOS
    ESTOY BAJA EN CALCIO Y LA DOCTORA ME DIJO QUE ERA DEBIDO A LA MENOPAUSIA LO UNICO QUE NO SE ME HA CAIDO ES EL CANBELLO COMO DICEN ALGUNAS
    CONSUMO MUCHA LECHE DE SOYA, POLEN, SALVADO DE TRIGO ESA ALIMENTACION AYUDA MUCHO
    LO QUE SI HE NOTADO ES QUE SE ME HA AUMENTADO LA LIB,,,,, PARA EL CALOR UNA BUENA DUCHA...JAJAJAJA
    Gracias, querida! Segumos hablando!!

    ResponderExcluir
  5. Bem, é isso. "A sorte está lançada". Não. Quero dizer que enfim, começamos a nossa conversa sobre climatério e menopausa. A minha amiga do fcb trouxe muitas questões para esse começo e, junto com as minhas (e as suas) inquietações, vamos ter muito pano pra manga, como se diz aqui no Brasil. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Antes de qualquer coisa o nome Bruno Portella não é meu... mas, sim, de meu filho, que é quem tem conta no gmail. Como o blog não aceitou minha identidade "livre", vai assim mesmo. Mas quem posta é Ana Paula.
    Parabéns, Su, pela iniciativa! Tomara que instigue uma conversa boa entre nós, quarentinhas, cinquentinhas e mesmo as mais jovens, que desejem ficar mais confortáveis com o corpo e seus processos. Eu estou com 48 anos e, como disse no facebook, anseio pela menopausa, como um momento novo de vida, não mais regulado pelo ciclo mensal. Concordo com você que o ciclo é sinal de saúde, é bom vivê-lo, ainda que vez por outra nos produza inquietações. Mas me sinto curiosa por descobrir como é a vida sem esse tipo de ciclo, tão evidente, que se materializa de forma tão forte a cada mês. Mas não tive ainda nenhum sintoma... ou talvez não esteja atenta a eles. Você poderia relembrar aqui no blog quais são os sinais mais comuns da menopausa ou do climatério? Eu sei dos calores e do ressecamente da pele e das mucosas - que ainda não me apareceram. Beijo, querida, e parabéns mais uma vez. Ana Paula

    ResponderExcluir
  7. Completando: confesso que tenho uma expectativa positiva, um desejo de encontrar mulheres que se alegrem com a chegada da menopausa.

    ResponderExcluir
  8. Suely,
    concordo com seu pensamento e acho que temos que combater essa visão discriminatória que muitas pessoas tem.
    Estarei por aqui sempre para me informar com você.
    Parabéns pelo blog.
    Xeros!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada a todas!
    Quero falar um pouco de como tem sido a minha experiência, mas também incluir informações importantes, polêmicas - como a questão da reposição hormonal, dicas de como vivenciar esse momento com prazer, com humor e sem queimar etapas. Seguimos! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ana, hoje comecei a falar sobre os sintomas. Vou aprofundar um pouco mais.
    Ainda em fase de testes, o blog vai aos poucos tomando jeito e formato.
    Agradeço a colaboração de todas. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi Su querida, que ótma ideia de criar um espaço para a gente dialogar sobre esse importante momento de nossas vidas!
    Eu ainda não estou na menopausa (tenho 41 anos) mas sempre tive preocupação em conversar sobre o tema.
    A maioria das minha amigas, estão passando ou já passaram por essa fase, muitas, passaram por grandes sofrimentos, a depressão é um dos problemas + sérios, outras, reclamam muito dos "calores"...acho que nós feministas falamos/escrevemos/estudamos muito sobre a vida reprodutiva das mulheres, mas estamos em falta com esse momento que entramos em outra fase, fase essa tão importante quanto...
    Sempre abordo o tema do climatério/menopausa nas oficinas com as mulheres, vejo o quanto são "carentes" de espaços como esse para conversar e trocar experiências e informações a respeito, parabéns querida amiga por essa iniciativa, vou ficar ligadinha nos debates do blog.
    Grande beijo
    Rogeria Peixinho
    Articulação de Mulheres Brasileiras/RJ
    55 21 91220133
    55 21 96519157

    ResponderExcluir
  12. Su,
    O blog será importante também, para que eu possa me preparar para "este (que ainda não chegou pra mim) tal de climatério".
    Como sugestão, gostaria que você incluísse aí, o que é mito e o que é verdade.
    Estamos nós de parabéns pelo blog!
    Grande beijo,
    Flávia

    ResponderExcluir