sábado, 29 de maio de 2010

Sexualidade das mulheres no climatério

Do que tenho lido sobre este assunto - sexualidade das mulheres no climatério e na menopausa, chama a atenção como esse é o capítulo mais difícil de falar. Claro. Nenhuma mulher quer falar sobre a sua intimidade sexual, principalmente para contabilizar fracassos e insucessos, baixa libido e coisas do tipo.

Numa cultura que valoriza a performance sexual é mesmo difícil falar sobre a falta de tesão.

Todos os artigos que li falam que "a capacidade de viver a sexualidade não se esgota com a idade", mas "quando comparada com uma mulher na idade reprodutiva, a mulher climatérica tem menos pensamentos e fantasias sexuais e menor lubrificação durante o ato sexual."

Tem sido uma experiência fantástica conversar com as mulheres sobre o climatério e as implicações sexuais nesse período de nossas vidas.

Secura vaginal. Falta de tesão. Nada de nadica de vontade de transar. São queixas mais que frequentes das mulheres que estão no climatério.

Mas é importante dizer que muitas mulheres estão casadas há anos com o mesmo marido, com o mesmo homem, atravessando crises no casamento e, muitas vezes quando o climatério chega é também num desses momentos de crise. Isso também acontece em casamentos entre mulheres, onde muitas vezes as duas vivenciam juntas o momento do climatério.

Portanto, é importante que 'saquemos' de nossas costas, a exclusividade da falta de tesão. Os homens em geral são pouco criativos, pouco tolerantes e impacientes. Certamente há uma grande possibilidade de maior entendimento num casamento lésbico.

Aguardem uma conversa mais íntima sobre essa temática em breve. Um abraço.

Um comentário: