sábado, 15 de maio de 2010

Sexo, suor e climatério...

O climatério inclui a menopausa que é na verdade, o final dessa temporada. É o fim, o fim mesmo da menstruação. É quando se comemora o primeiro aniversário, mas na nossa sociedade quase ninguém fala que está no climatério.
Popularmente, fala-se 'estou na menopausa'.

Muitos são os mitos que envolvem essa fase da vida de uma mulher e, me pergunto, até que ponto podemos fazer essa diferença entre o que é mito e realidade?
Há controvérsias, questões inconclusas, estudos sendo feitos... enquanto isso, vamos trocando ideias e esperiências.

De tudo o que tenho lido e conversado com a minha ginecologista, as minhas amigas, outras feministas, o que mais me chama a atenção são os sintomas e os mitos ligados à sexualidade. As ondas de calor, a falta de desejo sexual - a libido que some! - o ressecamento vaginal, a ausência de orgasmo. Enfim, as alterações hormonais que provocam mudanças nos órgãos sexuais. Parece que se estabelece aí um vácuo sexual. Será mesmo?

A falta de hormônios femininos a longo prazo deve mesmo levar a várias alterações no corpo das mulheres. A osteoporose também aparece com mais frequência nesse período.

A diminuição do tamanho das mamas e perda de sua firmeza parece uma regra. Ou pelo menos, aparece mesmo com muita frequência. A perda de elasticidade da pele, principalmente da face e do pescoço são queixas muito recorrentes. E visíveis.

Aumentam as gorduras que circulam no sangue e que se depositam na parede das artérias, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares como hipertensão e infartos.

Mas o que eu achei mais legal foi saber que tudo isso pode também estar associado a outros fatores. Às vezes a relação conjugal está ruim mesmo e o casamento anda meio caído, como ter tesão nessas horas? Como ter vontade de transar ou ter orgasmo?
Crises financeiras, falta de grana ou mesmo a perda do emprego pode levar uma pessoa a longos períodos de inapetência sexual.

Por isso, antes de se culpar ou atribuir qualquer insucesso sexual ao climatério, melhor ir com calma, melhor observar bem e, claro, conversar com uma especialista para entender o que realmente se passa com o seu organismo.

E você, o que tem a nos dizer sobre isso?

5 comentários:

  1. Bom dia amiga!

    A falar desse Tal Climatério eu ainda não tenho nada a dizer, por enquanto apenas a aprender com você.
    Mas concordo com você quando diz que a falta de prazer e tesão não estão associados apenas ao climatério. O stress do dia a dia colabora.

    Um bom domingo pra você.

    Xeros!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Suely!!!!!!! Cheguei aqui, navegando através dos blogs que sigo... Adorei o tema! Que quereis vós saber? hehe... já passei passei por muita coisa até terminar a menstruação. Estou com 57 anos e ainda sofro com alguns calorões! ehehe... Quanto a sexo??? Sei lá, talvez dependa da força com que a mulher absorve a idéia de que com o fim da menstruação acaba a vida ativa neste sentido! Talvez dependa desse tal de casamento ou dessa tal vida a dois... Olha, pelo que sinto e senti, acho que a verdadeira mulher, em relação ao sexo, se manifesta depois desta fase - toda mulher nesta época deveria casar de novo ou arrumar um amante, pois nessa época estamos livres, soltas e... com uma vontade danada de viver plenamente as delicias do sexo. E, é nesta idade que os homens acham que as mulheres não precisam de mais nada...Tolinhos....
    Escrevi demais. Coloco-me ao vosso inteiro deispor hehehe

    ResponderExcluir
  3. Olá Suely, passei visitando alguns blogs que já sigo, e gostei de seu tema.
    Tenho 69 anos, já passei por quase tudo que acontece com nosso corpo.
    Acho que tudo depende da vida que tivermos com nosso parceiro. Tem que ter muita amisade, finanças equilibradas, respeito e muito carinho. Aí vamos tirar de letra, como se diz, e conseguiremos suportar todos os calores, depressões e tudo que acontece nesse tal climatério.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tenho muito suor nos pes,nas costas nao sei oque está acontecendo.tomei muito medicamento para hernia de disco acho que isso tem a ver com o suor que so passou acontecer depois dos medicamentos,ou émenopausa tenho 33 anos

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal... Tenho 51 anos e estou no momento, acompanhada desse tal de sr. climatério. Ele levou minha libido embora,hj em dia só quero deitar e dormir, coitado do meu marido.. temos relações sexuais as vezes com intervalo de dois, tres meses!! e sinto calores, dores no corpo, minha memória que era ótima também deixa a desejar. Será q se fizer reposição hormonal passa?

    ResponderExcluir