quinta-feira, 20 de maio de 2010

Reposição hormonal - Fazer ou não fazer: eis a questão

A reposição hormonal talvez seja um dos temas mais polêmicos em relação ao climatério e à menopausa.
Especialistas insistem em amenizar os sintomas físicos ou psicológicos desse período da vida de uma mulher, com intervenção medicamentosa.
A principal opção oferecida ainda é a terapia de reposição hormonal. Controversa. Experimental. Com muitos questionamentos. Críticas. Dúvidas.
Mesmo assim, é importante iniciarmos uma conversa que envolva esse tema - a Terapia Hormonal.

A Terapia Hormonal (TH) é o tratamento indicado por muitos e muitas profissionais para amenizar os sintomas da menopausa. Consiste na reposição do hormônio estrógeno que os ovários deixaram de fabricar. De acordo com especialistas, a sua ausência é responsável por todos os sintomas e consequências da menopausa.

Penso que o melhor nessas horas de dúvida e angústia é conversar com a médica ou o médico da gente. Aquele profissional - mulher ou homem - que a gente deposita a total confiança. Fazer as perguntas, tirar as dúvidas, sem medo de se expor, de falar sobre as inquietações desse momento.

E, claro, com a certeza que esse é só mais um episódio de nossas vidas. Muitos capítulos virão!

5 comentários:

  1. Bom dia Suely!

    Acho que a reposição hormonal só faz bem.
    Como você disse, melhor conversar com o médico(a).

    Xeros!

    ResponderExcluir
  2. Ola,Suely.
    Eu entrei na menopausa ha dois anos,mas nao fiz e nao faco reposicao hormonal.Sou muito avessa a medicamentos em geral,e nao sei se e confiavel usar hormonio,ha tantas controversias a esse respeito e tenho duvidas.Uma hora dizem que faz bem,outra que da cancer...nao vou arriscar,deixo assim mesmo.Ate que nao sofri muito com os caloroes, foram intensos mas raros.Hoje em dia nem lembro deles.Mas e um otimo assunto a ser debatido,na troca de ideias sempre surgem coisas boas.Grande abraco.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, mulheres. Há muita controvérsia em torno da RH. Eu, por exemplo não posso fazer. É contra-indicado porque tive câncer de tireoide em 1998. Por outro lado, como ainda há muita discussão em torno da questão sempre fico com uma pulga atras da orelha. As minhas duas médicas - homeopata e ginecologista não acham que seja uma boa.
    Mas, voltaremos a essa questão logo mais.

    ResponderExcluir
  4. Até agora não fiz reposição hormonal. Não sei se realmente faz falta...

    ResponderExcluir
  5. Olá...tenho 51 anos e tenho sofrido muito com esses fogachos...como tenho a pele clara fico tão vermelha que fico ate com vergonha quando estou falando com alguém. Tenho lido bastante a respeito de reposicao hormonal e ainda estou em duvida, tenho procurado algo natural e vi uma matéria sobre de pesquisadores da Unicamp que desenvolveram comprimidos a base de soja que repõe esses danados hormônios. Depois de muito procurar encontrei pelo nome de aglycon soy. Vc já ouviu falar? Gostaria de saber a opinião de alguém que já tenha experimentado. Se alguém já ouviu falar me da um toque ok?

    ResponderExcluir