terça-feira, 25 de maio de 2010

Fogo, foguinho e... fogacho!



Sempre achei que era um exagero, quando ouvia as mulheres se queixando dos calores da menopausa. Minha mãe tinha um amiga que andava com um leque e, de repente, sacava da bolsa aquele pequeno instrumento que parecia operar um verdadeiro milagre. Estou falando daquele calor que toma de assalto as mulheres que estão no climatério e que também é conhecido como fogacho.

Existem vários sintomas associados à menopausa, principalmente devido às alterações no nível do estrógeno. Felizmente a maioria das mulheres não sofre de todos os sintomas. Ainda bem.

São alguns sintomas relatados: Ansiedade, alterações na pele e cabelo, depressão, dificuldade para dormir, ressecamento na vagina, fogachos e suores noturnos, menstruações irregulares, dores articulares e musculares, falta de desejo sexual, entre outros.

Comigo tem sido assim: a minha homeopata recomendou alimentos para tonificar a energia vital e para aliviar os sintomas da menopausa. Que como vimos acima, são muito mais que o calorão.

Os alimentos são: bardana, castanhas, nozes, gergelim, germe de trigo, queijo fresco, morango, laranja, lima-da-pérsia, uva, pêra, suco de abacaxi com hortelã, salmão, atum fresco, sardinha, trigo integral, arroz integral, arroz selvagem, milho, aveia, centeio, tofu, missô, azeite extra-virgem,semente de girassol, semente de abóbora, iogurte, coalhada, inhame, cenoura, batata-baroa.

Fora isso, como diariamente sementes de linhaça, que bato no liquidificador com alguma fruta e tomo no meu café da manhã. Também tomo pílulas de soja.

E caminho. Faço longas caminhadas.

Se você me perguntar se tudo isso resolve eu direi, em parte.
Ainda me acordo no meio da noite com a sensação de aperto no peito.
De vez em quando vem o calorão insuportável e às vezes aparece uma tristeza que vem não-sei-de-onde... Certamente de lugar nenhum.

Mas o melhor de tudo é que tenho procurado viver da melhor forma esse momento da minha vida que como todos os outros são passageiros.

Escrever o blog é compartilhar essa experiência, mesmo sabendo que isso expõe as minhas dores e feridas. Um abraço!

22 comentários:

  1. Sobre estes alimentos que você fala aí em seu post, são super saudáveis em qualquer época de nossa vida. É mais ou menos a base da minha dieta. Ajuda muito, nos deixa mais leve e com mais disposição para viver.

    ResponderExcluir
  2. Tenho tido vários desses sintomas. Quando sinto o calor, normalmente fico muito ansiosa, minha pressão sobre. Já teve algumas vezes que fui ao pronto socorro, achando que estava tendo algum ataque cardíaco. Porque junto com o calor, suores, tenho taquicardia. Há três anos mudei muito minha alimentação. Como pão integral, tomo suco verde, como muita fruta, pouca fritura. Também uso linhaça e aveia. Só ainda não consegui superar muito essa tristeza que dá às vezes.

    ResponderExcluir
  3. Oi Suely! Adorei achar o teu blog
    . Na verdade eu ia pesquisar um alimento, medicamento, milagre, quem sabe, pra me livrar do tal do calorão(não se pode nem falar que ele aparece). Então deparei com teu cantinho, diga-se, muito acolhedor...Hoje a endocrinologista me disse que melhorar mesmo, só com reposição hormonal, mas eu estou pensando...são tantos efeitos colaterais, que não sei se me arrisco. Se você souber de alguma novidade que restaure nossa saúde hormonal, por favor, GRITE BEM ALTO. Deve haver muita gente como nós. No mais, só me resta ser uma mulher muito quente, pegando fogo mesmo...que coisa, né???

    ResponderExcluir
  4. Suely, que conforto ver que não estou sozinha nessa. De repente eu com 40 anos, ativa, alegre, dinamica, me deparei com uns sintomas que nunca senti. Depressão, face vermelha,medos, aperto no peito, desânimo, taquicardia.Alguns medicos erroneamente me disseram que estava com sindrome do pânico e me encheram de calmantes, mas só depois da reposição hormonal e um remedio pra ansiedade que eu realmente consigo me manter em equilibrio. Fases, fases...ainda bem que passa

    ResponderExcluir
  5. eu estou sentindo umas coceiras sem parar nao estaou mas suportando , perco o controle me de umas dicas do que comer ou beber para eu melhorar ,tenho 40 anos ,nao tenho plano de saude e vc sabe a saude no rj de janeiro esta precaria me ajude socorro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Essa coceira no corpo pode ser sintoma de alguma alergia, experimente tomar Polaramine Xarope, o resultado é imediato se for alergia. E quanto a reposição hormonal natural, eu indico chá de folha de amora. Pesquise no google Chá de amora Miura. Aqui no sul as amoreiras são abundantes, tem em cada quintal.

      Excluir
  6. bom eu tenho 44 anos vou te dizer estava sentindo muitos calores to melhor com a farinha de linhaça, vou procurar um homeopata, pois hormônio to fora. vou driblando até a hora que der, boa sorte a todas

    ResponderExcluir
  7. Tenho 46 anos. Retirei o utero a 2 meses e tenho sentido essa onda de calor. Meu Deus, que coisa horrivel! Acordo varias vezes na noite.transpirando muito e queimando de calor. Devo admitir que ando me alimentando mal ultimamente, vi algumas dicas sobre cha de folhas de amora branca e vitamina e, tem que esperar 3 meses pra ver resultados, muito dificil! Durante o dia passa, mas durante a noite fica insuportavel! Como ficar 3 meses sem dormir direito? Nos mulheres penamos, ficamos a vida inteira menstruada, quando estamos prestes a ficar livres dessa praga, temos que conviver com esses sintomas horriveis. Eu que sempre achei que isso era um exagero estou pagando a lingua.

    ResponderExcluir
  8. boa noite! eu estou tomando remedio (hormonio)estou com hiporidoidismo,mas sinto muito calor,havia passado mais voltou;ouvi dizer q a soja inflama a glandula de tireóide,estou no climaterio e cama pra mim hj serve só pra dormir mesmo é uma pena estou com um namorido a 2 anos,chegou em pessima hora ,na hora q hj não presto pra mais nada.

    ResponderExcluir
  9. Meninas, bom dia!
    Tenho 46 anos e comecei a sentir alguns sintomas no começo do ano.
    O que tem me ajudado bastante é Yoga para Reposição Hormonal seguindo o Livro da Dinah Rodrigues...
    www.dinahrodrigues.com.br
    Mas tem que fazer todos os dias...
    Tomo 1 capsula de extrato e amora, 1 capsula de vitamina E e uma capsula de oleo de primula... mas meu gine falou que só a yoga pode estar fazendo bem, por que o resto só estou perdendo dinheiro...
    Mas como está dando certo e é natural vou continuar.
    Mas mesmo assim acordo varias vezes a noite e viro de um lado... viro pra outro... e se tiver algum barulho... ronco... cachorro... carro... já era.. não consigo dormir e no outro dia estou um caco...
    ai meu Deus que fase hein?!

    ResponderExcluir
  10. Olá. Eu tenho esses sintomas com um agravante: câncer de mama e por isso não posso tomar hormônios pois o tipo que tenho deu reultado positivo para para estrogenio e progesterona. Tomo tbm medicamento tamoxifeno que é pra evitar produção desses hormônios. Mas vamos em frente. Apesar de tudo isso, gosto de ser mulher.

    ResponderExcluir
  11. Oi... estou num estagio desesperador , tenho fogachos varias veses ao dia , já não saio de casa estou mau humorada cansada e sem falar no desconforto do suor que é perturbador !!

    ResponderExcluir
  12. ola tenho 47 anos e tambem to passando esse pesadelo e como se tivesse mudando
    de personalidade mas tento manter o equilibrio com caminhadas e dirversao

    ResponderExcluir
  13. O que todas vocês falam é uma grande verdade. Tenho 47 anos e há quase dois anos começaram surgir em mim os sintomas que vocês relatam.
    Realmente o fogacho é algo que só podemos avaliar depois que o sentimos, Muito desconfortável.
    Há momentos em que se tem vontade de sair do trabalho e correr para o banho pois é intenso. Acho que muito trabalho mental é preciso para suportar com dignidade sempre na esperança de que seja passageira tal fase.
    Abraços fraternos e boa sorte em nossa caminhada.

    ResponderExcluir
  14. Definitivamente: Péssimo. Insuportável. Mas tem muita coisa pior em termos de saúde. Temos que fazer o jogo do contente como a personagem Pollyanna, no livro de mesmo nome... Muito bom.

    ResponderExcluir
  15. tenho sentido esses fogachos ;procuro amenisar colocando os pes no chao frio e da
    certo passear e se distrair e alimentaçao saudavel ajuda.

    ResponderExcluir
  16. Isso sem contar que nem queremos saber de marido kkk

    ResponderExcluir
  17. quando tenho esses caloroes coloco os pes no chao frio e logo refresca.
    E QUE DEUS NOS AJUDE .

    ResponderExcluir