domingo, 23 de maio de 2010

Cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos e olho nas taxas...

Nessa fase da vida a facilidade para ganhar peso é enorme, mas perder peso é a maior dificuldade. Comer um chocolate é quase um sacrilégio. A sensação de culpa me persegue o dia inteiro. Parece exagero. Mas é nessa fase que as gorduras se acumulam e a possibilidade de entupimento das artérias coronárias (aterosclerose) é muito grande. É a aterosclerose que provoca um estreitamento nas artérias, devido ao depósito de gorduras como o colesterol.

A barriga, gordura que se acumula na região do abdômen prejudica a saúde, causa doenças que podem afetar o coração, como hipertensão, aterosclerose e diabetes. Foi o que disse o meu cardiologista, dia desses.

Aí, minha cara, não tem pra onde fugir. É fundamental cuidar da alimentação. Prestar bem atenção no que colocamos pra dentro. Claro que isso é legal em qualquer fase da vida, mas no climatério é um sinal amarelo o tempo todo.
Embutidos? Melhor evitar. Gordura trans? Nem pensar.

Por isso, é preciso evitar açúcar, gordura e vida sendentária. Mexer o corpo. Caminhar, dançar, nadar. São boas pedidas. Mas podemos usar a criatividade e aumentar essa lista.

Mas tudo isso, só tem sentido se for com prazer.
Se tiver sendo bom. Não pode ser só sacrifício.

Afinal de contas, essa é uma fase da vida que eu quero viver da melhor forma. Curtindo a minha neta. Reservando um espaço para o amor. Para o lazer. Para as minhas paixões.
A maturidade nos ensina que viver é bom demais. Bom domingo!

3 comentários:

  1. Bom dia Suely!
    Estou no final do meu 3º mês de atividades físicas, após exames para ver minhas taxas. Tudo no limite.
    Ai, ai, ai, tá começando a ficar chato! (rs)
    Mas acho que vou ficar mudando o tipo de atividades físicas para não enjoar, não é?
    Atualmente eu nado, faço ginástica e musculação.
    Mas pense que pra eliminar é difícil e ganhar é fácil, fácil. kkkk
    Mas vamos que vamos.
    Xeros!

    ResponderExcluir
  2. Pior coisa nesta idade minha é a facilidade para aumentar o peso! Tudo que eu gosto é imoral e engorda!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É, esse é o problema.
    Claro que a preocupação com o peso, com as diversas taxas de glicose, triglicerídeos, colesterol etc, fazem parte do cotidiano de homens e mulheres que estão nessa faixa etária. O problema é que o acúmulo de gordura é mais localizado em nós mulheres e também a dificuldade em perder peso. Graças aos hormônios... ou a falta deles! Beijos!

    ResponderExcluir