segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mulher é bicho esquisito. Todo mês sangra.


Nem sempre eu tive uma relação fácil com a minha menstruação. Somente quando eu entendi como funcionava o meu corpo e aprendi a conhece-lo é que a relação foi melhorando. Essa intimidade no entanto, não evitou que eu escapasse da TPM, período em que muitas vezes tive vontade de esganar o primeiro que passasse na minha frente. Mas, segundo pesquisa da Unicamp, a Tensão Pré-Menstrual atinge oito em cada dez mulheres. (Foto Botero. Google)

http://www.youtube.com/watch?v=oQY-7pAbByk&feature=related         
Hoje essa síndrome que acomete as mulheres em maior ou menor grau, no período que antecede a menstruação já é considerado um problema de saúde pública. A pesquisa realizada em julho de 2008 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostra que 80% das 1053 entrevistadas tem ou já tiveram TPM. Os sintomas são nossos velhos conhecidos: inchaço, dor nas mamas, hipersensibilidade emocional e irritabilidade, muita irritabilidade. E tudo isso tem a ver com os hormônios. O nível de progesterona diminui no final do ciclo menstrual e provoca muitas dessas sensações.

Ainda segundo a pesquisa da Unicamp: 
  • 84,1% dos homens afirmam conhecer uma mulher com TPM;
  • 78,9% das mulheres acreditam que o parceiro consegue perceber quando ela está na TPM;
  • 54,6% das mulheres notam os estragos da TPM nos relacionamentos familiares;
  • 46,5% das mulheres percebem o impacto da TPM no trabalho.

A revista BoaForma traz algumas dicas sobre a Tensão Pré-Menstrual, com base nos dados da pesquisa da Unicamp: 

Para atenuar os sintomas da TPM e escapar dos incômodos desse período ajuda ter uma boa alimentação, beber muita água e fazer alguns exercícios. Tudo indicação da minha ginecologista. Nem sempre obedeci, mas que funciona, funciona. Diminuir a quantidade de sal, a ingesta de alimentos gordurosos, alcool, refri e cafeína. E a semente da linhaça ajuda a reduzir as cólicas e a alteração do humor.  

Durante mais de 30 anos tive uma menstruação bem regular, o que inclusive me possibilitou fazer a contracepção com o método da tabela e uso de preservativo. Fiquei grávida 4 vezes. Tive dois filhos e   dois abortos. Aprendi a conhecer o meu corpo, a lidar com ele da melhor forma possível, graças ao feminismo. Fiz oficina de auto-exame nos anos oitenta, com grupos de mulheres que também queriam saber mais sobre o seu próprio corpo. Tocar o colo do útero e sentir a textura da minha vagina. Entender como acontecia o meu ciclo menstrual. Aprender a reconhecer quando eu estava ovulando. Ser íntima de mim mesma. Foi com o feminismo que aprendi.  

Esse tal climatério. Quando completei 45 anos comecei a perceber algumas mudanças e alterações significativas em meu ciclo menstrual, que antes era de 28 dias. Mas também em meu corpo. Ganho de peso. Diminuição do fluxo. Diminuição dos dias menstruada. O cabelo mais ralo. 
Não entendia bem e de certa forma, me recusava a enxergar que eu estava sim entrando no climatério - transição do período reprodutivo para o não-reprodutivo. Eu estava envelhecendo e era difícil aceitar essa nova realidade. Depois entendi que todas as mulheres passam pelo climatério e o que varia é a intensidade dos sintomas em cada uma delas. Os calores. A angústia. Uma sensação de vazio que acomete o peito. Uma vontade de chorar sem ter um único motivo que justifique a tristeza. Foi daí que surgiu a ideia do blog. Falar sobre esse período que é tão desconhecido para a maioria das mulheres. Fazer a discussão sobre o climatério e a menopausa com o meu olhar feminista, com a minha praxis feminista. 

E, como diz Arnaldo Antunes, "A coisa mais moderna que existe é envelhecer."
http://www.youtube.com/watch?v=pp-EkY98Xe4&feature=related

Brancos. Por que não? Os cabelos brancos ainda são uma preocupação de muitas mulheres. Na foto ao lado, a atriz Cássia Kiss (51), a cantora Emylou Harris (62) e a escritora Anne Kreamer (53) exibem os seus cabelos grisalhos. 
A ditadura da beleza - que exige um determinado padrão - associou durante muito tempo, os cabelos grisalhos a um certo desleixo das mulheres. Mas ainda bem que isso está mudando e muitas mulheres tem lidado de forma mais tranqüila com 
 os seus cabelos brancos. Não há como fugir, pois mais cedo ou mais tarde os cabelos brancos aparecem, exatamente quando a raiz do cabelo deixa de produzir melanina. (Fotos divulgação/Rede Globo, Deborah Feingold e divulgação) (Google)    

http://veja.abril.com.br/141009/elas-nao-passam-em-branco-p-128.shtml
E a Menopausa?
A menopausa também acontece com todas as mulheres do mundo, depois do momento em que o corpo ultrapassa essa revolução chamada climatério. Que mexe com tudo. 
Ainda não estou na menopausa, porque enquanto houver menstruação o período é definido como climatério. Mas eu já decidi que quero atravessar todas essas fases da melhor forma possível. E estou me cuidando para que assim seja.

Esse post é parte da blogagem coletiva sobre a Segunda Vermelha. Campanha pela valorização da menstruação. Hoje vários blogs feministas vão falar sobre o assunto.

Para encerrar esse post, deixo um trecho do documentário da GNT "Mulheres Sem Pausa". Excelente.
http://gnt.globo.com/gntdoc/Noticias/Menopausa-e-tema-de-documentario-inedito-no--GNT-Doc-.shtml

7 comentários:

  1. Ai, quanta informação boa, gratíssima...

    ResponderExcluir
  2. Aos 40 penso muito nesse tal de climaterio... me preparo em todas as esferas... o livro o Legado da Deusa me ilumina bastante =)

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse espaço!
    Muito bom o texto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Suely, que lindo!
    Não conhecia ainda esse espaço. Parabéns !
    Cada vez mais te admiro pela a tua capacidade de nos supreender com tanta coisa boa.

    Que Deus continue te iluminando .

    Um abraço

    Jaci Lima

    ResponderExcluir
  5. Amo esse espaço, por ser um veículo de boas informações.
    Parabéns!
    Gal Santos

    ResponderExcluir
  6. Esse espaço so tem sentido pela possibilidade de troca com quem o lê. Por isso, tenho muito a agradecer a vocês. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Sue!
    Visitar o blog, ler o texto e acompanhar a busca nos aproxima como humanas e mulheres que somos a partir de uma linha muito tênue,muito bem explorada por vc, entre a intimidade e a ciência.
    Obrigada pela generosa oferta!
    bj
    Di

    ResponderExcluir