domingo, 15 de maio de 2011

Belas, velhas e nuas

Essa semana li sobre um fotógrafo que durante 36 anos fotografou quatro irmãs para mostrar como o tempo age sobre nós. O resultado é impressionante, sobretudo a expressão facial e o olhar. No início, adolescentes, jovens e depois mulheres maduras, chegando à terceira idade. É inevitável. O tempo... poderosíssimo. As mulheres continuam belas mesmo com as marcas da idade, inevitáveis a todas as pessoas que envelhecem. Para conhecer: Fotógrafo passa 36 anos fotografando irmãs


Vendo as fotos das irmãs, lembrei de um filme que assisti há muitos anos: Garotas do Calendário (Calendar Girls, 2003) do diretor Nigel Cole, uma comédia que vale a pena comentar, principalmente quando estamos falando sobre envelhecimento.                                                                     Google: Helen Mirren, 65 anos.

Baseado em uma história real, o filme acontece em uma comunidade britânica do condado de Yorkshire. Uma jovem senhora de nome Chris e interpretada por Helen Mirren, é integrante do Instituto Feminino, que reúne mulheres para atividades como jardinagem, tricô e feitura de doces e geleias. Quando o marido de uma das mulheres morre de leucemia, Chris tem uma ideia para ajudar o hospital local. Inspirada em um calendário que a personagem tinha visto em uma oficina da cidade e também motivada pelo discurso deixado pelo recém-falecido marido da amiga, que comparava as mulheres de Yorkshire às flores típicas da cidade que tem seu momento .mais belo no pleno amadurecimento. A ideia de Chris é fazer um calendário com as integrantes do Instituto, mostrando suas prendas ou dotes domésticos. O único detalhe é que todas deveriam posar nuas.
As dificuldades são muitas, desde convencer as mulheres a participarem das fotos, passando pela contratação de um bom fotógrafo e, claro, fazer com que a diretoria do instituto apoie a ideia e conseguir um patrocinador.                                                                                  
Baseado em uma história verídica, o resultado é uma das mas belas coleções de fotos femininas, que mostra como aquelas mulheres continuam lindas mesmo após os cinquenta anos de idade. 
Trailer do filme: Calendar Girls

12 comentários:

  1. Adoro suas dicas.
    o último que assisti foi maravilhoso.
    Esse já vai para minha lista.

    Mulher cada vez mais madura, cada vez mais bonita.
    É assim que penso.

    Boa semana

    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Olá Suely!
    Vim conhecer seus blogs por indicação da Ana Karla. Gostei. Parabéns.
    Um abraço carinhoso.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita, Astrid. Seja bem-vinda. Um grande abraço e espero que goste. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Karlinha, a maturidade tem mesmo seus encantos. E envelhecer faz parte, é inevitável. Obrigada e um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Suely,

    Também vim conhecer o blog por indicação da Aninha, e já gostei de cara. Adorei o layout, as mulheres maravilhosas que você escolheu para brilhar ainda mais seu cantinho.
    O texto e a dica do filme, maravilhosa... eu já o vi, mas adoro rever filmes quando gosto muito. E quanto a envelhecer, é um processo que temos que enfrentar com bom humor e maturidade ( o que muitas vezes não acontece comigo...rsrsrsr )

    Beijos e sucessos...

    Rita Barroso
    http://blogdachickitabakana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Aninha recomendou é porque é coisa boa, então vim conhecer e ja estou adorando tudo aqui,vou fuçar tudo ta e deixo o convite para que conheças o meu cantinho romântico, serás muito bem vinda.
    BeijosSSSSS

    ResponderExcluir
  7. Oi, Suely!
    Vim te conhecer, a amiga Ana Karla fez a ponte e comprovo que teu blog é bem simpático mesmo.
    Este filme que você fala é muito legal mesmo e já o vi umas duas vezes. adoro!
    Envelhecer é uma arte e nós, mulheres, estamos sabendo direitinho agora.
    beijos grandes, cariocas

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, amigas. Seguimos conversando. Um abraço a todas.

    ResponderExcluir
  9. Ola,Suely.
    Assisti a esse maravilhoso filme ja um tempinho atras,maravilhoso.Quanto ao tempo...bom,vou levando,da melhor maneira que consigo.Sbraço grande.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  10. Um abraço,Zenaide. Prazer tê-la por aqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu vi as fotoa, mas o que me chamou atenção foi a diferença no olhar e expressão do rosto. Percebi comprovação) da perda da candura que se tem na juventude.
    Há beleza em todas idades, lógico num outro referencial.
    Vou dar uma olhada no filme
    bjs

    ResponderExcluir
  12. O olhar é mesmo marcante. As expressões. Muito forte.
    Um abraço!

    ResponderExcluir