terça-feira, 12 de abril de 2011

Grávida aos 54 anos


Dia desses fui surpreendida com a notícia da gravidez de uma mulher de 54 anos, a atriz Solange Couto, que creditava a ausência de menstruação à menopausa.
Na matéria, a atriz fala que estava inclusive fazendo reposição hormonal e que não pensava em engravidar. 

Aliás, um dos comentários que ela faz é que junto com o marido estava fazendo planos para adotar uma criança:

"Um mês depois que comecei a ir atrás da adoção, descobri que estava grávida. É aquela história da mulher que não consegue ter filhos, adota e fica grávida."


Segundo especialistas, é um caso extremamente raro de fertilidade e a chance de uma mulher engravidar espontaneamente a partir dos 43 anos é de cerca de 1% por mês. Para o obstetra do hospital Albert Einstein (SP) Eduardo Zlotnik, "Há alguns casos de gestantes no Brasil acima dos 45 anos. Isso é uma raridade."

Para o ginecologista Luiz Fernando Dale, da American Society for Reproductive Medicine, há mulheres que menstruam e ovulam até os 58 anos. Mas a qualidade do óvulo diminui, reduzindo as possibilidades de uma gravidez.


Considerando que uma das discussões que temos feito aqui no blog é exatamente sobre a sexualidade das mulheres de meia-idade, foi com prazer que li todas as notícias sobre essa inusitada (?) gravidez. 

Claro que Solange Couto fala dos preconceitos, dos comentários fora de hora sobre sua gestação, das maldades ditas e não-ditas. Mas é muito bom também que se fale sobre sexo. Transa. Vida sexual ativa. Sim, porque as mulheres com mais de cinqüenta anos, continuam transando! 

As mulheres de meia-idade continuam mantendo relações sexuais, sejam elas hetero, bi ou homossexuais. Seguem com desejos sexuais, com a libido funcionando e, sim! pensando em sexo. Por isso, se masturbam, namoram e tem relações sexuais.
                                                                                              http://youtu.be/JOxdwtjMnkw   E se tudo pode acontecer, Wanderléa e Arnaldo Antunes, em belíssima versão dessa canção. 

Estar no climatério - e esse parece ser o caso da atriz, com a menstruação irregular, espaçada - não livra as mulheres de uma gestação. É raro, mas acontece.

Agora, isso também acende uma luz amarela. É preciso cuidado. 
É preciso prestar atenção pois isso também significa possibilidades de uma gravidez indesejada ou de Doenças Sexualmente Transmissíveis, entre elas o HIV/Aids - como já falamos aqui no blog.

Por isso, sexo só com camisinha! Em qualquer idade. 




33 comentários:

  1. Também fiquei encantada quando li que Solange Couto estava grávida.
    Pode?
    Pode sim.
    E como você falou, com todo cuidado.
    É importante que todos saibam que qualquer mulher tem vida, e isso independe da idade.
    Grande post Su!
    Vou compartilhar.
    Xerosss

    ResponderExcluir
  2. Pra te fazer feliz e para ficar feliz tambem!
    Super...
    Outro dia um susto e repensei tudo de uma só vez ... a relação, a exposição, flhos??
    A importancia de vivenciar sexo seguro.
    Não perder de vista o cuidado, a proteção é essencial para encontros mais leves, "potencialmente felizes" e saudaveis!

    ResponderExcluir
  3. Feliz por ela que queria ter mais um filho.
    Imagino o tipo de preconceito que ela deve enfrentar. Eu, com 28 anos, ja sou cobrada por ainda nao ter filhos. Ouço frases do tipo: vai esperar chegar aos 35? Chegar a menopausa?
    Olha isso gente, as pessoas acham que com 30 anos ja esta ficando velha para ter filhos. E esse preconceito como ja pude perceber, é das proprias mulheres. Terrível! Parabéns a Solange!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou fazer 54 no dia 22 maio esto grávida e agora

      Excluir
    2. Parabéns também queria essa benção

      Excluir
  4. Todas as notícias da gravidez de Solange exploram o inusitado, que é uma mulher de meia-idade espontaneamente engravidar. Ao que parece, ela não está nem aí para o que a imprensa tentou explorar. E também não está dando nenhuma bola pro preconceito. Que seja feliz e que tenha um bom parto. E nós mulheres no climatério e de meia-idade? Seguimos, tentando ser felizes e conviver da melhor forma possível com essa fase das nossas vidas. Beijos, mulheres! Obrigada pela contribuição!

    ResponderExcluir
  5. eu estou com 45 anos e com mioma no utero,quando falei com minha medica que queria ter mais um filho ela veio com papo de histeroctomia,sem antes me dar chance de ser mae mais uma vez,eles querem tirar a possibilidade de voce ter mais filhos,minha irma e medica e achou um absurdo a medica me esterelizar de uma vez,estou arrassada,porque eu ja fiz uma cirurgia com 18 anos e quando me casei tive um filho,porque os medicos ja querem logo de cara a esterelizacao,sera porque a cirurgia paga mais do que a miotocmia to super chateada porque eu e meu companheiro queremos mais um filho.

    ResponderExcluir
  6. Bom, sempre defendo que vale a pena consultar mais de uma opinião médica. Você já procurou outra médica? Fico torcendo para que dê tudo certo. Tenho uma amiga que fez um tratamento para engravidar, pois ela ja estava com mais de 40 anos e deu tudo certo. Beijo e muito obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir
  7. Suely,

    Adorei teu blog.
    Muito esclarecedor e interessante.

    Vou seguir e colocar o teu blog na lista dos que eu leio.
    Se gostar do meu, gostaria que vc fizesse o mesmo.

    www.mulheresdeatitudesp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tenho 34 anos e uma filha de 07 anos e agora penso em ter outro filho, mas no meu exame de sangue FSH deu alto (103), a ultrassom os ovarios estavam com medidas normais e a menstruação esta irregular tudo isso começou no fim de setembro e o medico disse q estou na menopausa e nao vou poder ter outro filho...poxa isso me deixou muito triste, pois esperei tanto pra ter outro filho e agora q estou louca por outro fico sabendo disso. Isso e possivel estar na menopausa tao repentino??

    ResponderExcluir
  9. Fiquei menstruada aos dezoitos anos.Optei por não ter filho,bem antes de casar,devido a falta de estrutura. Casei aos 28.Fui muito cobrada. Até de certa forma,agressiva.Ouvi de tudo das pessoas.Mas,o marido,não.Antes do casório,falei com ele. Tenho 53anos,e,não me arrependo.Não estou fazendo menopausa.

    ResponderExcluir
  10. Tenho 50 anos e gostaria de ter mais um filho. Tenho muitos miomas e útero com volume aumentado.Seria possível ?

    ResponderExcluir
  11. estou com 54 anos de já estava fazendo tratamento de climáterio desde os 50 anos, e começei a sentir umas mudanças no meu corpo que a 25 anos eu não sentia minha barriga começou a crescer estomago alto meu quadril ficou mais largo minha pele mai bonita ai seu descobri que estou grávida fiquei assustada e preocupada,meu marido está em estado de graça mais estou tranquila pois não tenho nenhum problema de saúde e tenho certeza que terei uma gravidez tranquila ja tenho 4 filhos e nove netos mais feliz porque vou realizar mais uma vez o prazer de ser mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais linda, Eliana! Sou enfermeira e estou fazendo minha dissertação de mestrado sobre gestação "em idade avançada", conforme diz o Ministério da Saúde. Imagino que sua experiência nessa gestação será muito rica e diferenciada. Pena que você não fará parte da minha pesquisa para me contar sobre essa experiência que deve ser encantadora. Parabéns e muita saúde a toda sua família.

      Excluir
    2. E eu tenho 53 anos e aínda menstruo. Casada há seis meses e meu marido quer um filho. O que fazer para engravidar? Ajuda-me

      Excluir
  12. Tenho 41 anos e entrando no climaterro. Sempre usei pílula anticoncepcional e parei agora, quando apareceram os sintomas de pré menopausa. Não tenho filhos e quero ter agora. Uso remédios de depressão e ansiedade e tenho medo de prejudicar o bb, caso aconteça. Meu psiquiatra afirmou que o risco da depressão sobre o bb é pior do que o do medicamento. Quero formar minha família e antes não tinha condições emocionais. Tenho receio de ter um bb doente...Podem me dar uma opinião?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Tenho 54 anos estou no climaterio ,tive relaçao sexual em abril,no outro dia após a relaçao menstruei normalmente de la pra ca não menstruei mais nao sei pq penso e tenho medo de estar gravida,fiz teste de farmacia deu negativo,mas ainda penso que estou gravida,me acho mais barriguda ......

    ResponderExcluir
  15. Tenho 54 anos estou no climaterio ,tive relaçao sexual em abril,no outro dia após a relaçao menstruei normalmente de la pra ca não menstruei mais nao sei pq penso e tenho medo de estar gravida,fiz teste de farmacia deu negativo,mas ainda penso que estou gravida,me acho mais barriguda ......

    ResponderExcluir
  16. tenho 50 anos,e mestruo,normalmente,ja tenho filhos,e achei,lindo o depoimento da eliana francisca de 54 anos,parabens miga,e felicidades.vc e uma das escolhidas por deus,e abençoada.bjs e felidades,de cristina sousa

    ResponderExcluir
  17. tenho 51 anos, meu exame fsh deu 116,75 e a endovaginal vão apareceu os ovários. Estou fazendo reposião hormonal. Corro o risco de engravidar?

    ResponderExcluir
  18. Tenho 52 anos e estou sexualmente ativa.
    Me sinto jovem e como ainda não faz um ano que tive minha última menstrução, não sei se já estou na menopausa.
    Esta semana, tomei a pílula do dia seguinte e tive sangramento semelhante à menstrução. Pergunto: esse sangramento significa que estou ainda fértil? Como devo proceder à contagem de meses sem menstrução? Continuo a contagem dos meses ou recomeço do zero já que tive este sangramento?
    Obrigada Denise

    ResponderExcluir
  19. Olá tenho 45 anos e três filhos mas meu marido quer ser pai outra vez deixei de tomar a pílula último mês foi em dezembro eno dia 04/01/2017 veio a menstruação até hoje não veio nada nem sinal fiz teste de farmácia e de sangue e deu negativo será que estou na menopausa

    ResponderExcluir
  20. Tenho 53 anos a 7 não menstruo corro risco de engravidar tendo relação sem camisinha

    ResponderExcluir
  21. Olá tenho 53 anos quero ter tanto outro filho casei a 10 anos com um jovem 10 anos mas novo.Que eu amo é possível ajudem por favor..

    ResponderExcluir
  22. Tenho 47 anos e já no climatério (menstruação irregular), tive relações sem proteção e medo incrível de engravidar. Tomei a pílula do dia seguinte. Será que mesmo assim é possível estar grávida?

    ResponderExcluir
  23. Eu nunca soube que Deus me ama até aqui. Irmãos e Irmãs, esta é a minha história. Fui casada há mais de 6 anos e não pude ter um filho, o médico diz que eu tenho problemas com meu útero, então eu sofro vários tratamentos, mas nenhum trabalhou para mim. Eu estava indo para a adoção. Mas alguns anos atrás eu quis dizer com alguém que me apresentou a um médico erval, ela disse que o médico ervas ajudou sua amiga com ervas medicinais e sua amiga poderia conceber e ter um filho, então ela me recomendou que tentasse o caminho de ervas. Esta é uma coisa na qual eu nunca pensei em minha vida porque nunca usei nenhuma medicina herbal desde que eu fui dado à luz. Mas eu decidi entrar e tentar o remédio à base de ervas medicinais. Então eu entrei em contato com ele, o nome dele é o doutor SUNNY e ele preparou as ervas para mim, e eu comecei a aceitar isso. Eu levei isso por algum tempo, e ele me avisou a tempo de fazer sexo com meu marido, então eu continuo e estava fazendo de acordo com sua direção. Veja para cortar a história curta, entrei, e eu concebo e sustento uma criança. Hoje eu posso dizer corajosamente que sou uma mãe feliz. Por favor, se você estiver por aí e você está pensando em adotar uma criança só porque o médico disse para você que você não pode ter seu próprio filho, eu quero dizer que não, não adote nenhuma criança apenas entre em contato com o médico ensolarado e deixe-o dar Você é sua medicina herbal que abrirá seu útero. E asseguro-lhe em nenhum momento você terá seu próprio bebê. Seus detalhes de contato são email (dregbedcaster@gmail.com) e seu número de telefone em ou o que ele é (+2348077620669).

    ResponderExcluir
  24. Tenho somente 27 anos e ja estou com todos os sintomas de menopausa. Muito triste.

    ResponderExcluir
  25. Tenho 52 anos quero ter mais um filho como faço

    ResponderExcluir
  26. Estou com 51 anos e minha menstruação está toda irregular. Última vez q menstruei foi ah um mês atrás 4 dias após a menstruação eu tive relações com meu companheiro. Estou com medo porq sinto todos os sintomas do climaterio e por outro lado só tenho um rim. Daí pra cá minha menstruação não veio. Será q posso ta grávida????

    ResponderExcluir