domingo, 6 de fevereiro de 2011

Dia Internacional Contra a Mutilação Genital Feminina - 06 de fevereiro

Já falamos aqui no blog sobre a Mutilação Genital Feminina e os horrores que provoca na vida de meninas em 28 países africanos e em alguns asiáticos.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infãncia - UNICEF - cerca de 3 milhões de meninas sofrem a extirpação parcial de seus órgãos genitais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tipo de mutilação genital mais comum é a cisão do clitoris e dos pequenos lábios (80% dos casos) enquanto que 15% correspondem à infibulação, que é a extirpação do clitoris, pequenos lábios e parte dos grandes lábios, seguida pelo fechamento da vagina mediante sutura.


Infelizmente, "É uma prática profundamente arraigada que está baseada em um sistema patriarcal fabricado como mecanismo de controle e de subordinação das mulheres", afirmou a diretora do Comitê Interafricano, Berhane-Ras-Work, em entrevista coletiva.

As meninas ficam marcadas pelo resto da vida, com sequelas físicas e psicológicas, segundo a OMS. As consequências podem ir de infecções urinárias, complicações no parto, dores nas relações sexuais, maior risco de contaminação do HIV, além dos traumas psicológicos já mencionados.

Por isso, voltamos a falar sobre um tema que é árido, difícil e que destroi a vida de muitas mulheres.

Neste dia 06 de fevereiro - data escolhida para dizer ao mundo: Tolerância Zero com a Mutilação Genital Feminina!

3 comentários:

  1. É uma grande violência contra a mulher. Um costume que tem que ser combatido.
    Se é que podemos chamar isso de costume.
    Su, passei pra me atualizar.
    Boa semana.
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Lamentável esta situação que no meu entendimento já deixou de ser cultural,vejo como crueldade mesmo!!!Vim do misturação para conhecer você e seu blog antes do dia 26.Sigo-o com prazer.Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, moças. Seguimos na luta. Um abraço.

    ResponderExcluir