segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Troca de saberes

Na semana passada estive em Camocim de São Félix, Agreste Central de Pernambuco. Fui para um dos projetos que faço consultoria, sendo esse especialmente sobre relações de gênero e Programa Nacional do Crédito Fundiário.

Resumidamente, a ideia é que mulheres, em sua maioria agricultoras sejam capacitadas no tema para multiplicar a proposta para 700 mulheres da agricultura familiar, que por sua vez estarão aptas a buscar o crédito fundiário.

Há anos faço formação de mulheres e sempre me surpreendo, sempre aprendo. Costumo dizer que é uma intensa troca de saberes.

Em Camocim, por exemplo, mulheres fantásticas participaram dessa capacitação. Mulheres com vasta experiência na agricultura, no conhecimento de plantas medicinais, com saberes sobre reposição hormonal por meio de uma alimentação mais saudável e natural.

Já sabemos que os desconfortos da menopausa - que ja discutimos em outras postagens - são causados pelos esforços que o organismo faz para se adaptar às oscilações dos hormônios que, muitas vezes, são fortemente acentuados pelo estilo de vida e pelo que se come, ou que se deixa de comer. A minha médica homeopata já tinha me alertado que um tratamento dietético muito eficaz para combater a maioria dos sintomas do climatério e da menopausa é a soja.

A soja é rica em fitoestrogênios, substância que está presente em outros vegetais, com ação igual ao estrogênio. Uma xícara de feijão de soja fornece aproximadamente 300 mg do fitoestrogênios isoflavona, que equivale à cerca de 0,45 mg de estrogênio conjugado).

Segundo Cintia, uma das agricultoras que sabe bastante sobre o assunto, uma folha de couve três vezes por semana, junto com uma colher (de sopa) de soja em grão é um ótimo repositor hormonal - tal qual diz a minha homeopata.

A terapêutica homeopática é um tratamento seguro e natural antes, durante e depois da menopausa. Lembrando sempre que a menopausa é apenas um estágio no amadurecimento da mulher.

E todo dia, aprendendo um pouco mais. Beijos para as agricultoras de Camocim de São Félix!

* Foto da horta do Hotel Jonas, Camocim de São Félix

7 comentários:

  1. Oi, Su

    Parece que, finalmente, os primeiros sintomas da menopausa estão chegando. E me perturbando, devo dizer. Quentura, calafrio e mal estar estão se revezando. Dei uma reforçada na dieta, que já era bacana, mas tava querendo dicas de quem já passou por isso: como se acalmar para atravessar? Como ser zen nessa hora? Tô querendo consultar uma homepata que entenda da questão: quem é a tua?

    Beijo e obrigada!

    Ana Paula (a portella)

    ResponderExcluir
  2. Oi guria, sempre que vc conta de tuas andanças com esse povo maravilhoso da agricultura familiar morro de saudades de minha experiência mo interior do RS. Mas também me preocupo em saber se e o quanto avançamos na vivência da sexualidade dessas mulheres. Das mais de 5 mil mulheres que atendi, como enfermeira de saúde da mulher, a grande maioria relatava experiências ruins e quase todas optavam por vidas assexuadas no climatério, como se o mesmo fosse a redenção de uma vida de sacrifícios sexuais e reprodutivos.
    Bjs
    Simione

    ResponderExcluir
  3. Então, Ana. O problema é essa transição, que nem sempre é sossegada, porque a oscilação de hormonios acaba afetando um bocado o humor, a libido, a temperatura. A minha homeopata é a mesma de Jô. Vou dizer pra vc pedir a ela o telefone porque recentemente perdi o meu celular e lá se foi... preciso voltar a ela também. Boa sorte. Estou menstruada há 8 dias. Acredita? E no ano passado, menstruei 4 vezes. Loucura...

    ResponderExcluir
  4. Simione, o seu depoimento enriquece e muito a discussão que temos feito por aqui sobre climatério, menopausa e sexualidade. Os comentários postados são sempre muito intensos, nessa direção, da não aceitação desse lugar de "vida assexuada". Seguimos conversando.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Su, vou pedir a Jo, então... Bj

    ResponderExcluir
  6. Hello Suely,
    Vim visitar o teu blog. Fantastico e fico pensando como ainda nao tinha encontrado tua pagina nesse imenso universo virtual. Mas enfim parabens pelo trabalho, vou voltar sempre.
    Camocim de S.Felix terrinha boa das minhas raizes ! Sou pernambucana nascida em Recife, mas conhecedora do sertao, zona da mata e afins, pois meu pai tinha sitio la, onde eu passava minhas ferias. Belas memorias !
    Beijinhos pra ti,
    ME

    ResponderExcluir
  7. Que bom vê-la por aqui... E com tantas coisas em comum. Vamos conversando e trocando ideias. Obrigada pela visita. Volte sempre!

    ResponderExcluir