quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Vai chegando o verão...

Ainda não é verão, mas as revistas femininas já mandam recados para nós mulheres, sobre como conquistar o corpo dos sonhos para o verão que se aproxima. O conteúdo das matérias inclui, receitas para um bumbum perfeito, dietas milagrosas para alcançar curvas 'invejáveis' em apenas 08 semanas, o abdomen de tanquinho, cabelos arrasadores.

O apelo é forte demais e nós mulheres, muitas vezes embarcamos nessa viagem tresloucada pelo corpo perfeito. Um corpo de modelo, de atrizes globais, de mulheres que não são mulheres como nós, simples mortais.

E aí, nessa tentativa de nos aproximarmos de um número muito menor do que o nosso, estipulado por um padrão de beleza que inclui juventude e magreza, nós mulheres com idade acima de cinquenta anos, sofremos ainda mais.

Devemos cuidar da saúde, de manter um corpo adequado, porque é melhor ter uma vida saudável. Porque queremos viver mais e melhor. Porque queremos uma melhor qualidade de vida. Estamos numa faixa etária de risco. Cuidar da saúde por nós mesmas e não para cumprir ou seguir um padrão de beleza.

Acima dos 45 anos é preciso se cuidar. É preciso se cuidar sempre. Mas nessa idade, é preciso ficar atenta aos fatores de risco para infarte, por exemplo, tais como hereditariedade, sedentarismo, obesidade, tabagismo, hipertensão, diabetes.

Por isso, vamos à luta.
E como dizia o poeta: viver e não ter a vergonha de ser feliz.

4 comentários:

  1. Oi, Suely, vim retribuir sua visita no meu blog sobre Simone de Beauvoir e gostei muito do seu. É verdade, pouco se fala sobre o climatério e muitas vezes nós, feministas, esquecemos um pouco de debater nosso corpo na prática. Os padrões de beleza são mais uma forma de opressão da mulher na sociedade, isso sabemos. Mas cuidar do corpo também é cuidar da saúde afinal. Acho que vou aprender muito com seu blog. Aliás, amei tb a dica de Elsa e Fred, filme delicioso. Obrigada pela visita. Volto em breve :-)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Simone! Que bom que você gostou. A ideia é essa mesmo, poder falar sobre um tema que é ainda carregado de muito preconceito e tabu, com um olhar feminista. Vamos conversando. Também adorei o seu blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Suely! E nessa loucura pelo corpo perfeito, as mulheres acabam deixando de aproveitar o melhor da vida...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo. Importantíssimo se cuidar. Mas não pela imposição que a mídia, a cultura querem nos impor. Abraços, Sandra e bem-vinda ao nosso blog.

    ResponderExcluir