quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O orgasmo e as revistas femininas II

É no início dos anos setenta que as revistas femininas começam a falar sobre orgasmos, prazeres sexuais e, especialmente, clitóris.

É bom lembrar que foi também nesse período que o movimento feminista no Brasil, na chamada Segunda Onda do feminismo, passa a ter um grande expressão de articulação, apoiado principalmente nas ideias de Simone de Beauvoir.

O novo pensamento feminista traz uma crítica radical ao modelo tradicional de ser mulher e, assim, sai às ruas com as palavras de ordem: Nosso corpo nos pertence! O privado também é político!

É também esse movimento quem reivindica o direito ao prazer, o direito ao gozo, ainda que para algumas essas bandeiras estivessem relacionadas à chamada "burguesia".

Nos Estados Unidos, ainda nos anos setenta surge a revista Ms., sendo a primeira publicação feminista que chega às bancas, cuja promessa era popularizar o feminismo e apresentar temas até então não explorados pela imprensa. Durante duas décadas, a revista Ms. prometia ser um fórum aberto, um lugar onde as mulheres poderiam encontrar ajuda e informação para melhorar suas vidas.

A revista Nova em seus primeiros artigos, ao propor uma nova figura de mulher - livre, independente e nova integrante do mercado, ja explicava a fisiologia do corpo feminino e masculino, comentando sobre as descobertas de Masters & Johnson, que atenta para o clitóris como um lugar de prazer.

Fonte:Os Mistérios do Corpo Feminino, ou as Muitas Descobertas do Clitóris

4 comentários:

  1. Boa Tarde SU!
    Vim me atualizar com seu post inteligente e real.
    Há tempos que se falavam sobre o assunto, hein!

    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karlota! Acabei de escrever sobre o assunto, querida! Pois é. E no climatério, seguimos falando sobre as nossas dificuldades, impostas por uma ditadura do prazer. Vamos falar ainda mais. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Estes temas que vc aborda são muito importantes. Por mais que se diga que hoje temos informações e liberdade, eu penso que o sexo, sexualidade ainda são tabus.
    O congresso em que participei a temática foi Tempo, limite e sexualidade.
    Foi muito bom, pois foi abordado esta relação que vc nos traz hoje .
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que bom! A ideia é essa... a gente vai debatendo, trocando informações, opiniões e falando sobre questões que são tão caras para nós, como o é a nossa sexualidade em pleno climatério e menopausa.
    Obrigada a todas.

    ResponderExcluir