quarta-feira, 28 de julho de 2010

Monólogos da vagina - Eve Ensler

Foi com o feminismo que descobri os encantos que tem a genitália feminina, ao contrário do que nos ensinam.
Conheci a minha intimidade. Eu mesma. Com a experiência do auto-exame, onde em grupos de reflexão conversávamos sobre as nossas vaginas.
Sobre o prazer que elas nos proporcionam. Derrubando mitos e preconceitos.

Descobri que a minha vagina tem cheiro de mim. Que tem uma cor que nenhuma outra tem. Da mesma forma que os meus lábios. Inclusive os grandes lábios.

Desde cedo, nos mandam fechar as pernas, lavar muito bem "as partes de baixo" e evitar qualquer menção ao nosso órgão genital. Que sangra. Que é feio. Que tem mau cheiro. Que escorre líquidos e está sempre úmido.
Que guarda mistérios - para vê-la é preciso a ajuda de um espelho, de um espéculo, de uma boa iluminação.

Vamos combinar. É uma palavra completamente destituída de sexo, de tesão. Vagina. É asséptica. Talvez por isso, receba tantos apelidos. Xoxota, pipiu, piquito, buceta. São inúmeros.

E é essa vagina que um dia para de sangrar. Para de ficar úmida. Pois, como já vimos aqui essa é uma das consequências do climatério - a secura vaginal - e é assim que repercute no organismo das mulheres e no imaginário popular. Mulheres secas. Por dentro e por fora.

Vagina, grandes lábios, vulva e clitóris compõem a nossa genitália feminina. O mais curioso é que nós mulheres temos um órgão cuja única função é proporcionar prazer. O clitóris.

Os Monólogos da vagina, de Eve Ensler, é um texto magnífico. A publicação que em 1998 foi finalmente traduzida no Brasil, produz até hoje, as maiores gargalhadas e descobertas em peças de teatro que ficam por anos em cartaz em diversas cidades do país.

A propósito: secura vaginal tem solução. Converse com o seu médico ou a sua médica. Existem cremes maravilhosos que fazem verdadeiros milagres.

4 comentários:

  1. Bom dia Su!
    Que texto hein! Aliás, eu que sou um pouco ignorante em falar abertamente.
    Mas, lógico que tudo tem que ser naturalmente debatido.
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Falar sobre 'vagina' é na maioria das vezes muito difícil para as mulheres. A gente tende a acreditar que são os médicos quem melhor conhecem a gente. Mas ninguém nos conhece melhor do que nós mesmas. E no climatério, a vagina é uma problema para muitas mulheres, pela secura que às vezes provoca fissuras e feridas. Por isso, ela faz parte das conversas do Essetalclimaterio. Beijo! Bom dia, querida! E obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Putz Suely, tocou no ponto! Eu que estva toda metida achando que não tinha sintoma nenhum da menopausa, agora estou com esse tal ressecamento...que é uma droga, vou te contar...ando fugindo do marido...pq depois do sexo dá uma ardência daquelas...mas tenho muito medo de hormônios e os cremes de que ouço falar, todos tem...estou meio assexuada nesses últimos meses...ai, ai, logo eu, que adoro sexo...se puder me ajudar, agradeço. bjs.

    ResponderExcluir
  4. Querida, converse com a sua médica (ou médico). Existem cremes maravilhosos - eu atesto. Não é necessário ser de uso diário, pode ser a cada três dias, o que melhora bastante. E ainda vou lhe contar um segredinho: já ouvi depoimentos de mulheres que alguns desses tais creminhos para o ressecamento vaginal ajudaram também na inapetência sexual - que é um outro sintoma da menopausa - a falta de tesão. Boa sorte. Marque logo sua consulta. Você vai adorar. Beijo!

    ResponderExcluir