quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ao invés de menopausa, era o pequeno James!

Uma mulher britânica de 44 anos foi surpreendida ao dar a luz no meio da rua após se sentir mal. Sem saber que estava grávida, a mulher acreditava estar na menopausa. Li a noticia na BBC Brasil  e fiquei pensando que essa mulher ficou no mínimo 9 meses sem procurar um médico, mesmo com a ausência de menstruação e possíveis sintomas de uma gestação. Segundo a matéria da BBC Brasil, "Jane Eadie afirmou ter ficado abismada ao dar à luz ao seu terceiro filho - um menino batizado de James - em uma rua da cidade de Belper, no centro da Grã-Bretanha, no dia 24 de setembro".  

BBC Brasil

A mulher disse que acreditava que estava aumentando de peso porque parou de tomar um medicamento e que não considerava a hipótese de estar grávida porque pensava estar na menopausa. Ela estava na rua, fazendo compras, quando começou a passar mal. Atribuiu as dores que sentia ao que havia comido na noite anterior, mas na verdade, Jane Eadie, estava em pleno trabalho de parto.

É possível que uma mulher entre na menopausa aos 44 anos. Até antes, se for uma menopausada precoce. Vamos lembrar que uma mulher entra na menopausa quando fica um ano inteiro sem menstruar. Se acontecer de menstruar pelo menos uma vez, ela está no climatério e não na menopausa. E se ainda menstrua e tem vida sexual ativa com homem, pode engravidar. 
É a segunda notícia sobre gravidez e menopausa que posto aqui no blog. Portanto, para não ter surpresa, se não quiser engravidar, use camisinha. E os homens, se não querem mais filhos e não são vasectomizados, mesmo que suas parceiras - namoradas, cônjuges, ficantes - estejam  no climatério, usem camisinha.
De qualquer forma, uma visita anual ao médico, qualquer que seja o período da vida, é sempre bem-vinda. Fazer uma revisão anual, ver o estado geral da saúde, são boas recomendações em qualquer idade. No climatério, é necessário. Já sabemos que essa fase da vida, na maioria das vezes provoca algumas mudanças significativas em nossos corpos. Vale a pena consultar o seu médico - ou médica.

4 comentários:

  1. Suely,
    impressionante como uma coisa dessa pode acontecer.
    Soube de um fato como esse na escola de meu filho há 10 anos atrás. Na ocasião, ela era a babá/cuidadora, na salinha dele. E num dia normal, como qualquer outro, ela sentiu-se mal e quando chegou ao hospital já foi dando a luz.
    Fiquei impressionada, como é que a gente, convivendo dia a dia, não notamos nenhuma barriga, apenas um pequeno aumento de peso.

    Mas é isso aí...de olho na camisinha. rs

    Xeros

    ResponderExcluir
  2. É muito impressionante e, infelizmente revela uma triste realidade: muitas mulheres não se cuidam, não prestam atenção às mudanças do corpo e até, desconhecem o próprio corpo. No caso, foi uma gravidez e ainda bem que deu tudo certo. Mas poderia ser qualquer coisa! Obrigada pela visita, Karlinha. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Suely! Tô chegando agora no seu Blog. AMEI. Super educativo, achei super legal mesmo, ótima iniciativa sua. Sou Enfermeira, e esse tal de climatério olha, pega muita mulher de "calça na mão" como diz a minha mãe, kkkkk, o que já vi de casos assim, que descobre q tava grávida só quando tava pra ganhar o filho, olha, chega até ser meio ilário, Rsss. Mas isso vai mesmo do cuidado da mulher, principalmente nesse período, é recomendável que a mulher faça exames periódicos, vá ao seu ginecologista, enfim, aquela que não vigia, acaba tendo algumas surpresinhas como essa da reportagem que vc mencionou... Rss, ainda bem que nesse caso correu tudo bem, pq geralmente nessa idade, a gravidez é de alto risco, sem um pré-natal bem feito ainda, é mais complicado ainda, nossa amiguinha aí ainda teve sorte de correr tudo bem a ela e ao bebê, nem todas tem a mesma sorte.... Bjus flor, passa lá no meu Blog... Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Mônica, além de ir conhecer o seu blog também sou sua seguidora. Seus comentários são sempre bem-vindos.
    Obrigada pela visita e um abraço!

    ResponderExcluir