domingo, 9 de janeiro de 2011

Simone de Beauvoir -



Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir nasceu no dia 09 de janeiro de 1908, no boulevard du Montparnasse 103 em Paris, na França. Também foi em Paris que Simone passou a maior parte do seu tempo e onde morreu, no ano de 1986. Simone de Beauvoir feminista e escritora foi desde sempre, uma mulher à frente do seu tempo.

Nunca aderiu aos modelos impostos de obrigações familiares de sua época, mantendo com Sartre (Jean-Paul Sartre) um relacionamento cuja combinação era a que a monogamia e a mentira não teriam lugar entre eles. Pacto que durou toda a vida dos dois. Simone namorou mulheres, se apaixonou por outros homens, viveu triângulos amorosos mas a relação com Sartre foi a sua prioridade. Beauvoir sempre desprezou a disciplina moral e familiar.

Questionou sobre o determinismo biológico, a maternidade como destino e as implicações de tudo isso na vida das mulheres, criticou a legitimidade que várias teorias conferem à subordinação das mulheres e deixou uma vasta produção bibliográfica cada dia mais atual.

Em 1946 começa a escrever sobre a condição feminina e em 1948 os primeiros fragmentos do Segundo Sexo começam a ser publicados na revista Les Temps Moderns.

Quando em 1949 lança O Segundo Sexo, em dois volumes, sua vida sofre uma profunda transformação pelas repercussões provocadas pelo conteúdo de sua publicação. Foi best seller em vários países, traduzido para mais de 20 idiomas e permaneceu durante muito tempo em listas de mais vendidos em muitos lugares.

Simone de Beauvoir se engaja no Mouvement de Liberatión de Femmes - MLF - e defende a legalização do aborto e a prevenção da gravidez. Em 1971, assina junto com outras mulheres, o Manifesto das 343, pelo direito à contracepção gratuita e ao aborto legal e seguro. No Manifesto, muitas admitiam ter feito um aborto, inclusive Beauvoir, o que sabe-se, não era verdade. Apesar das repercussões negativas do Manifesto, o aborto foi legalizado na França em 1975.

Simone de Beauvoir foi presidente do Choisir, grupo que informava às mulheres sobre seus direitos, em defesa da contracepção gratuita e pela legalização do aborto.

Muito ja se escreveu sobre a vida de Simone de Beauvoir, sua obra, publicações e a revolução de costumes que ela provocou na sua época com repercussões fundamentais nos dias atuais.

Simone de Beauvoir! Ainda uma mulher à frente de seu tempo!

7 comentários:

  1. Querida Suely !!!
    Que bom relembrar simone de Beavoir ...Adivinha quem é ??? A sua velha amiga Miroca, perdida pelo mundo! Que legal seu blog! também estou pensando muito na menopausa ... nao tenho sintomas clássicos, mas só meus nervos que estão abaladíssimos, ha, ha, ha, ha ! Nao li tudo que vc escreveu, talvez vc já falou, mas vale a pena uma hora falar sobre as maravilhosas plantas para a mulher nessa fase, como a salvia, amora, Vitex ... A Lívia de Goias, se lembra? ë uma Deusa no assunto! Vou preparar uma coisa sobre essas plantas para vc postar se quiser! beijos, muitas saudades e me escreva: myriamsm@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Querida! Que boa surpresa! Bom demais reencontrá-la.
    O blog era uma vontade de falar sobre as aflições da menopauisa, a partir de um olhar feminista.
    Vou adorar se vc quiser colaborar com o blog. Tenho falado com algumas amigas feministas q também pensam e se preocupam com o climatério e a menopausa. Prazer enorme. Beijos, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do se blog, visitarei ele mais vezes.

    ResponderExcluir
  4. Bah, que blog lindo esse. Adorei esse espaço. Achei o blog por acaso, mais adorei !!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Maria Eugênia! Volte sempre! Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. parabéns sempre a simone de beauvoir!
    essa, sim, foi uma mulher que lutou contra a ditadura machista e a falsa moral da sociedade.
    achei uma graça o blog.
    outro dia passarei pra prosear um pouco mais.
    tenho também um blog, se quiserem entrar lá pra dá uma espiadinha, é: http://ideiasdealgumlugar.blogspot.com

    bjssssssss
    lígia.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo a Simone ela é maravilhosa seus pensamentos me impulsiona a querer lutar todos os dias pela minha liberdade e me lembra que eu não sou inferior a nenhum homem.

    ResponderExcluir