segunda-feira, 20 de setembro de 2010

É mais difícil envelhecer para a mulher do que para o homem?

O psicanalista Contardo Calligaris certa vez respondeu à revista Marie Claire* sobre se é mais difícil envelhecer para a mulher do que para o homem.
Numa entrevista cheia de provocações e de muitas observações que devemos anotar para reler em diversas oportunidades da vida, o psicanalista, escritor e colunista disse que:
"As mulheres têm essa tendência de achar que os homens de 50 e 60 se dão melhor na vida. Eles encontram mais parceiras, ou parceiras mais jovens, mas é um ponto de vista que me deixa um pouco perplexo. Por um lado, acho que existe um enorme trabalho para ser feito sobre a menopausa. A menopausa é, naturalmente, o fim da possibilidade de reproduzir, mas não tem nenhuma razão para se pensar que deva ser o fim da feminilidade, ou o fim da vida sexual. Mas, aparentemente, para muitas mulheres na menopausa existe uma sensação de que: 'Ah, tá, agora acabou a vida sexual'."

Isso tem tudo a ver com o que a gente tem conversado aqui no blog. A menopausa não é o fim da linha, não é o fim da nossa vida sexual.

E vejam que ele é ainda mais incisivo quando a revista questiona:
Mas nossa cultura sugere a supervalorização do corpo jovem.

E Contardo Calligaris diz que:
"Não sei quanto isso corresponde realmente ao desejo masculino. Um homem pode se interessar por uma mulher de 50 ou 60 sem problema nenhum. Essa idéia de que o homem seria irresistivelmente seduzido pela carne fresca é um pouco primária. Um homem é seduzido por coisas completamente diferentes. Por exemplo, por quem consegue entrar em seu universo de fantasias, o que não tem nada a ver com a idade. Sem contar que um homem pode até construir um fetiche ao redor dos supostos defeitos do corpo de sua parceira. Mas existem aqueles que, claro, tem problemas de afirmação narcisista em relação a outros homens: são esses que precisam da mulher-troféu para exibir aos amigos."

É um fofo esse Contardo Calligaris!


* Na cama (ou quase) com Contardo Calligaris
Marie Claire - Edição 207 - junho/2008

Um comentário:

  1. Fôfo mesmo Suely!
    Uma cabeça cheia de inteligência racional, eu diria.
    Boa semana pra você.
    Xeros

    ResponderExcluir