terça-feira, 2 de outubro de 2012

"Velha é a estrada", já dizia minha avó.

Essa semana os meios de comunicação nos bombardearam com notícias sobre a população idosa. Tudo isso porque no dia 01 de outubro comemora-se o dia da pessoa idosa. Aí já viu, né?
O Dia Nacional do Idoso foi instituído inicialmente no dia 27 de setembro de 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e, desde o princípio teve como objetivo refletir, chamar a atenção sobre a situação da pessoa idosa no país, seus problemas e dificuldades. 
Com a lei nº 11.433 de 28 de Dezembro de 2006 que cria o Estatuto do Idoso, a data passou a ser celebrada no dia 01 de outubro.


Imagem: Google
Segundo relatório de uma agência ligada à Organização das Nações Unidas e publicado na BBCBrasil no dia 01/10 próximo passado, "Em 2050, os idosos chegarão a dois bilhões de pessoas - ou 25% da população mundial. O documento do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês) faz previsões sobre o perfil demográfico global e reflete o aumento da expectativa de vida em diversos países do mundo".

Ainda segundo o relatório, o crescimento da população idosa será mais perceptível principalmente nos países chamados emergentes. "Hoje cerca de 66% da população acima de 60 anos vivem em países em desenvolvimento. Em 2050, essa proporção subirá para quase 80%".

A matéria destaca como algo positivo e "motivo de celebração" o aumento da expectativa de vida no planeta, mas aponta alguns riscos econômicos do envelhecimento da população. Isso porque é preciso desde já, desenvolver políticas públicas para essa população e também se preparar para atender às necessidades das pessoas idosas. Fico pensando que isso envolve desde políticas de saúde geriátrica, até questões mais estruturais como mobilidade, lazer, centros de convivência entre outros. 

O relatório diz que no Brasil "a previsão é que o número de idosos triplique de hoje até 2050 - passando de 21 milhões para 64 milhões. Por essas previsões, a proporção de pessoas mais velhas no total da população brasileira passaria de 10% em 2012, para 29%, em 2050".


Imagem: google

A matéria da BBC diz ainda, que o relatório destaca os mitos e preconceitos vividos pela população idosa como um problema a ser superado. "Apesar de 47% dos homens idosos e 24% das mulheres idosas participarem do mercado de trabalho, as pessoas mais velhas continuam sendo vítimas de discriminação, abusos e violência em diversas sociedades. O documento traz depoimentos de 1,3 mil idosos em 36 países do mundo, inclusive do Brasil".

Como já falamos aqui e aqui no blog, há toda sorte de preconceito também em relação à sexualidade das pessoas idosas, como se sexo e prazer estivessem fora de cogitação para quem está na Terceira Idade. Já sabemos, isso é mais um dos mitos que envolve a população idosa. Ainda bem.

Leia mais:
Em 50 anos, população mais que dobra no Brasil
População idosa no Brasil cresce e diminui número de jovens, revela o Censo

Nenhum comentário:

Postar um comentário