domingo, 5 de fevereiro de 2012

Coroas

Imagem: Google
O carnaval em Recife e Olinda já começou desde os primeiros dias de janeiro, embora algumas pessoas assegurem que desde dezembro participam de ensaio de blocos. Não duvido. Mas o fato é que todo final de semana a programação carnavalesca é vasta e variada e quem passa pelas duas cidades tem a oportunidade de conhecer, ouvir e dançar os melhores frevos. São as prévias de carnaval e todo bloco que se preza organiza a sua. Tem os mais tradicionais, como o Homem da Meia-Noite que comemorou com festa e muita animação os seus 80 anos no dia 02 de fevereiro. E que esse ano será homenageado no Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira. Aliás, o que não falta esse ano é homenagem ao famoso calunga de Olinda. A Troça Carnavalesca Ceroulas de Olinda que existe desde 1962 e que esse ano comemora seus 50 anos,  realizou sua prévia no domingo 8 de janeiro na cidade histórica. Como todos sabem,  durante muitos anos o Ceroulas não permitia que as mulheres  participassem dos seus desfiles. É por isso ainda considerado um dos blocos mais machistas do carnaval pernambucano. Mas eles não estão nem aí. 
Há também o igualmente famoso bloco Nem Sempre Lili Toca Flauta, que se concentra no Mercado da Boa Vista e que muitas vezes nem chega a sair em desfile pelas ruas do Recife. Não tem problema. Ali mesmo no  Mercado todo mundo faz a festa. É assim desde 1989, quando o bloco foi criado.
Mercado da Boa Vista (Foto: arquivo pessoal)
Mas tem também os blocos que contabilizam dois anos de vida com muita animação e irreverência. É o caso do Coroas de Aço Inox, que fez hoje a sua prévia no bairro do Hipódromo. O bloco "tira onda" com a idade dos fundadores e participantes, mas é também uma forma de brincar com os estereótipos e preconceitos do envelhecimento.  Esse ano Ana Paula Portela foi homenageada como rainha do bloco, título recebido com muita alegria e comemoração, como mostra a fotografia:
Ana Paula (Foto: arquivo pessoal)
Para o site  www.leiaja.com ela deu a seguinte declaração: "Eles são inoxidáveis porque envelhecem sem perder o pique e são animados e assumem a coroíce com uma coisa boa". É isso mesmo, Ana Paula!


Coroas de Aço Inox (Foto: Arquivo pessoal)
Como você pode ver, tem ainda muito ensaio de bloco, muita prévia e muita animação antes e durante o carnaval de Recife e Olinda. Há ainda os que tem fôlego até para depois do carnaval, porque na quarta-feira de Cinzas tem o Bacalhau do Batata, descendo com tudo pelas ladeiras de Olinda. E cada ano surgem novos blocos, tentando prolongar a festa de cores, sons e fantasias que alegra e mexe com a imaginação de quem ama o carnaval. O que importa é curtir muito as manifestações da cultura popular do carnaval de Pernambuco. 
Neste post foram citados apenas alguns. Vale a pena dar uma olhada na programação nos jornais dos finais de semana. Tem para todo gosto e idade. Aproveite. E agora, para finalizar, deixo o hino de Lily (Nem sempre Lily toca flauta):


Leia mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário