sábado, 17 de dezembro de 2011

O tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo. Mário Quintana

Cora Coralina (Imagem:Google)

Andava ausente, sem conseguir postar aqui no blog. Além dos atropelos comuns ao final do ano, no mês de novembro tem a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o que fez com que eu precisasse me dedicar mais ao meu outro blog: o Matizes Feministas

Bom, quem manda inventar de ter dois blogs?! Faz parte. 

A campanha realmente tomou parte do meu tempo, mas o que quase me tirou o fôlego foram três conferências de políticas públicas seguidas: a 14a. Conferência Nacional de Saúde, a 3a. Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e a 2a. Conferência nacional de políticas públicas e direitos humanos da população LGBT

Praticamente uma atrás da outra. As três conferências aconteceram em Brasília, mas foram precedidas de suas etapas municipais e estaduais. 
Acabei participando de todas. Como delegada governamental, convidada e observadora. Cada uma em uma categoria diferente. Em todas, o mesmo compromisso: a minha militância feminista.
Esse foi um ano em que aconteceram muitas conferências nacionais, inclusive a 2a. Conferência Nacional da Pessoa Idosa. Fiquei com pena de só saber da realização desta conferência depois que já havia ocorrido. Eu gostaria de ter ido lá, saber como foram realizadas as etapas municipais e estaduais, saber que tipo de política seria discutida. Soube que o tema desse ano foi "O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil".

Já sabemos pelos resultados do Censo desse ano que nós mulheres somos a maioria e que a população brasileira está mesmo envelhecendo. Mas ainda precisamos aprender como tratar os nossos velhos e velhas. Um país que está começando a viver com longevos, precisa conhecer as necessidades de uma população com um grande número de idosos e idosas. Valorizar, respeitar e reconhecer as diferenças é um bom começo. 

Argentina celebra primeiro casamento entre lésbicas

Aproveitei as conferências também para divulgar os meus blogs e falar sobre as Blogueiras Feministas. Esse ano a minha participação nas conferências foi bem diferente. Estive o tempo todo conectada à internet, informando e postando nas redes sociais assuntos e temas relacionados às conferências. Em vários momentos postei o link de rádios comunitárias que transmitiam ao vivo e diretamente do local de realização das conferências. As Blogueiras Feministas - articulação de ativistas feministas digitais da qual eu faço parte -  tiveram uma ação conjunta, recebendo credencial de "imprensa" e com livre acesso nos espaços onde aconteceram os eventos. Foi muito bom. Em breve vou divulgar os posts feitos pelas blogueiras sobre esse momento importante que o Brasil está vivendo.

Leia mais:

4 comentários:

  1. Quero saber detalhadamente do que trataram as conferências e principalmente a de Políticas P/ Mulheres. Please, faça uma amiga feliz!

    Boas festas e um bom recomeço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Suely, então a correria foi intensa e um motivo excelente.
    Vou dar uma olhada nos links sugeridos.
    Aproveito para dizer-lhe que tens minha grande admiração.
    Assim desejo que tenhas um Natal feliz e que o Novo Ano seja de grandes prosperidades pra você e toda família.
    Xeros

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, vou escrever nos próximos dias, assim que tiver uma folguinha, sobre as conferência da mulher e LGBT. Vou escrever no Matizes Feministas e posto o link aqui, daí você acompanha os acontecimentos. Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Karlinha! Pois é, muita coisa! Super valeu a pena! Obrigada pelas palavras, pela força e pelo estímulo. A admiração é mútua! Um Feliz Natal, um Ano Novo de alegrias, de bons encontros e de gente bacana por perto. Beijos!

    ResponderExcluir