domingo, 30 de outubro de 2011

A velhice, o passado e as recordações

Há muitos anos vi um filme chamado Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman. O filme é de 1957 - um ano antes do meu nascimento - e eu só fui assisti-lo nos anos oitenta, no Cinema do Parque (Recife) se não me falha a memória. No Parque tinha um sessão especial de filme de arte. Eu sempre ia com um grupo de amigos e amigas ou com o namorado. De lá, a diversão continuava, pois íamos todos a um bar e a conversa seguia em debate sobre o filme, entre cervejas e petiscos. Era muito bom.


Victor Sjöstrom (Foto:Google)
No filme Morangos Silvestres, o professor Isak Borg (Victor Sjöström) vai de carro com sua nora Marianne Borg (Ingrid Thulin) de Estocolmo a Lund para receber um prêmio da Universidade de Lund, em reconhecimento pelos seus 50 anos de carreira.
O professor desiste de fazer a viagem de avião depois de um pesadelo em que ele se vê num lugar desconhecido, cujos relógios não tem ponteiros e onde uma carruagem carrega um caixão com ele mesmo morto. Veja a sequência do sonho.
   
   

A viagem com a nora é permeada por momentos difíceis, onde ela comenta que o acha um velho egoísta e aproveita para contar que o filho o odeia.
Em certo momento ele faz uma parada para mostrar a Marianne a casa onde sua família passava as férias e ela aproveita para tomar um banho no lago próximo à casa.

Bibi Anderson (Imagem: Google)
Isak aguarda junto aos pés de morangos silvestres, recordando o passado. Ele vai lembrando dos principais momentos de sua vida, pensando e, ao mesmo tempo, temendo a morte que se aproxima. 
É mesmo um filme belíssimo e Bergman mostra como é difícil 
reviver o passado, como é duro envelhecer e como a vida passa
muito rápido.
Isak volta ao passado, mas como ele é nos dias atuais. E não é assim que acontece com a gente? Recordar o passado, se transportar para os momentos longínquos da vida, mas nessa volta ao tempo somos o 
que somos. Ele lembra de sua prima Sara (Bibi Anderson) por quem um dia foi apaixonado e que foi o grande amor de sua vida. E na sequência uma série de lembranças de um passado que não volta mais.



É um dos mais belos filmes sobre a velhice, a memória e as recordações. Vale a pena assistir. 

Leia mais:

8 comentários:

  1. Uma curiosidade me tomou a mente.
    Já na lista, claro.
    Xeros Su.

    ResponderExcluir
  2. É um filme lindo, vale a pena. Nas locadoras deve estar na lista dos clássicos. Estou pensando em rever, dia desses. Beijos. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Oi Suely, certamente deve ser mesmo um belo filme, bem que merecia um remake, Rss.. Quem sabe como ator principal sendo estrelado por Antony Hopkins, ou Harrison Ford, ou quem sabe até Richard Geare, ficaria um máximo neh?! A vida mesmo passa muito rápido, nos damos conta mesmo quando paramos pra pensar que certo fato ocorrido que vem á nossa mente que parece que foi ontem, foi na verdade há 10, 20 anos. Relembrei isso ontem mesmo ao visitar o túmulo do meu vô falecido há 7 meses, parece que foi ontem que ia na casa da praia dele e o via sentado na porta a nos esperar para os almoços de domingo... o tempo voa mesmo... Bju Flor, muito boa sua reflexão!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Monica. De fato seria uma boa ideia um remake de Morangos Silvestres... E é bem isso, a vida passa rápido demais e a gente só se dá conta, primeiro quando fica adulto, depois quando começa a envelhecer. Que pena pelo seu vô e que bom que você tem boas recordações de sua infância e da sua vida com ele. Um beijo grande, obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Olá Suely
    É isso mesmo, os anos passam rápido e quando menos esperamos a máquina começa a falhar. Mas nossa mente não acompanha o envelhecimento do corpo. Continua bem mais jovem.
    Embora não comente, acompanho seu blog, é bastante interessante.
    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  6. Lulu, que bom vê-la por aqui. É isso mesmo. O tempo, esse senhor implacável. Mas não tenho do que me queixar. Ao contrário. Ele tem sido bem generoso comigo. Eu também tenho esse 'descompasso' entre a idade real e a idade que eu penso que tenho... Adorei o seu visu com os cabelos brancos. Beijos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  7. SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    BELISSIMA POSTAGEM, RETRÔ, PRETO E BRANCO, COISA BOA, DOS BONS TEMPOS...

    NÃO SOU SAUDOSISTA, SOU REALISTA E ESTA DIFÍCIL, ATUALMENTE!

    ENTÃO MEGULHO NO HUMOR E A CONVIDO PARA VIR JUNTO E VISITAR O MEU BLOG:

    "HUMOR EM TEXTOS".

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É:

    "CONSELHO DE MÃE".

    É DE GRAÇA , É DE HUMOR!!!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Paulo. Obrigada por pelas palavras, por gostar do meu blog... Bem-vindo! Fiz uma visita rápida ao seu blog mas quero ver com calma para emitir uma opinião. De cara, achei bem bonito e uma bela homenagem ao Rio. A gente vai se falando. Beijos.

    ResponderExcluir