terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tomar remédio só com prescrição médica. Em qualquer idade.

Foto: google

Hoje li uma matéria na BBC Brasil sobre um estudo que foi realizado por pesquisadores da Finlândia com mulheres na faixa etária de 50 e 60 anos. Segundo a pesquisa, o consumo de suplementos alimentares com vitaminas e outros, pode aumentar o risco de mortalidade. 

Bom, claro que tem uma série de fatores que precisam ser levados em consideração, como o estado geral da população, mas o estudo sugere que devemos usar um medicamento apenas com recomendação médica. O que deveria ser regra em qualquer idade, não? 

Segundo a pesquisa, suplementos de vitaminas, ácido fólico, vitamina B6, magnésio, zinco, cobre e ferro parecem estar ligados ao risco de aumento da mortalidade.

A matéria diz que "Os cientistas da Universidade do Leste da Finlândia afirmam que o estudo contou com 38 mil mulheres americanas, todas geralmente sem problemas de nutrição e nas faixas etárias de 50 e 60 anos". As participantes relataram quais as vitaminas e minerais tomaram nas duas décadas anteriores. 

Segundo a reportagem, "Os pesquisadores finlandeses afirmam que outros fatores envolvidos podem ter influenciado sua descoberta, como o estado geral de saúde das participantes da pesquisa." 

Diz, ainda, que "os cientistas afirmam que suas descobertas sugerem que estes suplementos devem ser usados apenas se houver um motivo médico".

Por fim, a matéria diz que "Com base nas provas existentes, vemos pouca justificativa para o uso generalizado de suplementos de dieta", é o que diz Jaaku Mursu, da Universidade do Leste da Finlândia.

A reportagem termina dizendo que o estudo foi publicado na revista especializada Archives of Internal Medicine.

Um comentário:

  1. Oi, Suely! Bastante pertinente esse artigo. O que a gente vê muito comumente é que as pessoas ( não só as mulheres) não consideram os suplementos alimentares como remédios. É como se tivessem tomando um coadjuvante do almoço ou jantar. Há casos, inclusive, de dribles por parte de laboratórios que lançam no mercado medicamentos como suplementos alimentares, assim eles fogem da vigilancia do ministério da saúde e os vendem livremente em feiras, mercados, academias, etc. Um perigo que pode ser letal, de fato. Um abraço grande. Paz e bem.

    ResponderExcluir