quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Inclusão de proteínas.

Ovos cozidos (Foto: Google)
Hoje li uma matéria na revista Marie Claire e achei que tem tudo a ver com uma dieta saudável no climatério: a inclusão de proteínas.
E já sabemos que soja, feijão e lentilha devem fazer parte do nosso cardápio.  Segundo a matéria "As proteínas são as responsáveis pela manutenção da massa magra de nosso corpo e, consequentemente, pela perda de peso (gordura)."
Sem maiores novidades, mas nunca é demais relembrar: a matéria recomenda o consumo de hortaliças, peixes e carnes magras. E por isso mesmo, é sempre bom reforçar a necessidade de uma alimentação saudável nesse período especial de nossas vidas. 
A revista faz algumas recomendações simples e fáceis de fazer. Sugere, por exemplo, acrescentar um ovo cozido na salada, com a inclusão de 2 fatias de peito de peru no lanche ou no sanduíche do café da manhã. Achei interessante a dica de bater um copo de leite de soja com uma fruta favorita. Eu já faço isso e muitas vezes nem acrescento uma fruta. Compro o leite de soja já com frutas: pêssego, laranja, manga ou frutas vermelhas. Gelado é bom demais.

Sardinhas (foto: google)

Outra dica legal fala que "As proteínas possuem o mesmo valor calórico que os carboidratos (cada grama, 4 calorias). Mas as proteínas de origem animal (carne, ovos, frango e peixe) são mais calóricas: cada grama, 8 calorias".

E especialmente para nós que estamos no climatério: "As proteínas de origem animal são ricas em gordura ruins ao coração: carne vermelha gorda, frango com pele, embutidos (salame, linguiça, bacon), leite e derivados integrais".

E então, vamos conferir?

Leia também:
Sobre a dieta mediterrânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário