quinta-feira, 7 de julho de 2011

Elza, a fênix.

Foto: Google

Sempre tive uma admiração enorme por Elza Soares. Sua força, coragem e, sobretudo, sua capacidade de ressurgir das cinzas, tal como a fênix, aquele pássaro da mitologia grega que quando morria entrava em auto-combustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas.
Agora mais uma vez Elza dá a volta por cima e quase um mês depois de ser operada da coluna, comparece ao show de abertura da 9ª Flip (Festa Literária de Paraty). 
Segundo a reportagem da folha, para conseguir chegar ao palco, foi carregada por dois homens. A matéria intitulada "Elza assume a fraqueza do corpo e a força da voz", registra que mesmo sentada, Elza não deixou de arrancar aplausos entusiasmados da plateia pela simpatia e pela força da voz.
Justiça seja feita. Elza sempre impressionou, seja pela força da sua voz ou pela mulher que ela é: ousada, corajosa e valente. Sempre foi assim. E Elza tem uma história de muito sofrimento também. Casou-se e teve seu primeiro filho aos 12 anos e aos 18 já estava viúva. Fico imaginando como deve ter sido difícil para ela ainda uma menina - pobre, filha de lavadeira e operário - casar-se tão criança. Anos depois, enfrentou a hostilidade da  "família" brasileira quando em 1962 se apaixonou por Mané Garrincha que era casado com Nair com quem já tinha sete filhas, além de um casal de filhos com Iraci e um filho sueco, concebido em 1959. Contra tudo e todos, Elza assumiu o seu romance com Garrincha com quem viveu durante 15 anos e com quem teve um filho que faleceu em 1986, vítima de um acidente de carro quando ia visitar o pai, em Pau-Grande.

Foto: http://extra.globo.com/
A vida de Elza foi sempre marcada por tragédias e sofrimentos. E ela sempre, dando a volta por cima.Na reportagem da revista Veja (agosto de 2002), mais uma vez Elza levanta e sacode a poeira:"Até conquistar a fama, enfrentou preconceitos de toda ordem. A voz rasgante passou por momentos de glória e ostracismo. Seu romance com o jogador Garrincha foi turbulento. Durante anos, Elza pagou o pato pelo fato de o craque ter sucumbido ao álcool. "Poderia processar o Brasil", diz. Não parou de trabalhar, mas ficou distante do sucesso. A situação mudou. Em 2000, recebeu o título de cantora do milênio, dado pela BBC de Londres. Depois, estourou na trilha da novela Desejos de Mulher, cantando, em dueto com Chico Buarque, uma versão de Let's Do It, de Cole Porter. Agora, brilha solo com o CD Do Cóccix até o Pescoço. Amparado por canções inéditas de Chico Buarque, Caetano Veloso e Jorge Ben Jor, o disco foi consagrado pela crítica e bem recebido pelo público."



Elza Soares sempre apoiou a diversidade sexual e o movimento o movimento Lgbt. Já foi coroada  madrinha da comunidade Lgbt e participou recentemente da campanha: "Sim, eu aceito", em apoio à livre expressão do amor e o direito universal ao casamento.                                        

                        

Já assisti vários shows de Elza Soares e continuo sua fã incondicional. Desejo que ela se recupere o mais breve possível e que volte aos palcos em grande estilo. Cantando e dançando com toda a sua irreverência. Elza Soares é um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira.  
                                       
Uma das músicas que Elza cantou na 9ª Flip foi Flores Horizontais, de Wisnik, baseada em poema de Oswald de Andrade, escritor homenageado pela Feira este ano. Eis a letra:
Flores Horizontais,
flores da vida
flores brancas de papel,
da vida rubra de bordel,
flores da vida
afogadas nas janelas do luar
carbonizadas de remédios, tapas, pontapés,
escuras flores puras, putas, suicidas, sentimentais.
Flores horizontais.
Que rezais?
Ouça a música Flores horizontais

Mais sobre Elza:

9 comentários:

  1. Hoje li num portal onde ela afirmou que sua vida daria um best seller. E eu concordo plenamente. É uma mulher fantástica e uma cantora das melhores que já tivemos em todos os tempos. Abraços, Suely. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de Elza Soares, Cacá. E ela é mesmo uma mulher fantástica. Obrigada pela visita. Beijo. Paz e bem, como você diz.

    ResponderExcluir
  3. A Elza é um exemplo de mulher guerreira. E sua voz é demais!!!Ela é poderosa!

    ResponderExcluir
  4. Suely, confesso que não sou fã dela como cantora, mas é impossível não olhar para ela ver força. É impossível agradar a todos, mas algumas pessoas como ela, não tem como não bater palmas.

    Parabéns por trazer esse grande exemplo aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu bolg, chega de esquecermos os artistas de outros tempos...Elza Soares!
    Não é da minha época,...
    Eu cresci ouvindo muita MBB: Caetano Veloso, Chico Buarque e tantos outros que estão sempre na mídia...Uma que eu sou fã, é a Elis Regina e também não peguei os anos em que ela estourou, mas acho sua voz ,a mais linda do Brasil.Era pequena, quando ela morreu.
    Estou seguindo teu blog, gosto desse assunto, beijos/ Mery do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  6. Um abraço, Mery! E muito obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Valentina, Elza Soares é mesmo uma mulher fantástica, que sempre superou os problemas com muita garra. Obrigada pela visita. Um abração.

    ResponderExcluir