terça-feira, 1 de março de 2011

Mês da Mulher.

Hoje começam as comemorações do 8 de Março - Dia Internacional da Mulher. Os motivos para comemorar são inúmeros; as conquistas, são infindáveis. Mas o 8 de março é sobretudo, um dia de luta. Ainda vivemos numa sociedade machista, patriarcal, onde as mulheres são assassinadas porque os homens se acham proprietários de seus corpos. Somos mais de 51% da população brasileira, mas a representação feminina na Câmara Federal é de apenas 9% e 13% no Senado, além de não ultrapassamos os 12% das vagas nas assembleias legislativas.


Apesar de toda essa adversidade, a ousadia tem sido a nossa marca. Por isso hoje, enquanto pensava sobre as tantas mulheres que se sobressaíram na história do Brasil, lembrei de Chiquinha Gonzaga. Esse ano, o 8 de março cai no carnaval e Chiquinha era compositora, regente e musicista. A primeira pianista de choro e autora da primeira marcha carnavalesca: Ô Abre Alas. Mas para as mulheres que estão na faixa etária dos 50 anos, Chiquinha é também um exemplo de como recomeçar a vida em qualquer idade. (http://www.netsaber.com.br/biografias)

Chiquinha casou aos 16 anos de idade e separou dois anos depois. Saiu de casa, perdeu a guarda dos filhos e lutou muito contra uma sociedade preconceituosa. Mas até aí, nenhuma novidade. Até hoje seguimos lutando contra uma sociedade machista e preconceituosa. O que nos causa mais admiração, é que essa mulher disse NÃO muitas vezes. Não à determinação, não à traição dos homens, não às imposições.

Enfim, é uma bela e longa história de amor, de coragem e de recomeços. Casamentos desfeitos, separada dos filhos mais de uma vez, vivendo da sua música, Chiquinha depois de décadas sozinha - sim, porque as mulheres vivem sozinhas, sem nenhum problema - e aos 52 anos, ela conhece João Batista um rapaz de 16 anos. Com ele, Chiquinha Gonzaga vive um grande e último amor. Morreu aos 87 anos, ao lado do homem que amava.

Para encerrar esse post, deixo um pout-pourri de Gonzaguinha.
A gente vai continuar conversando sobre as conquistas e sobre a luta das mulheres.
Viva o 8 de Março! Dia Internacional da Mulher!

Gonzaguinha - Ponto de Interrogação, Grito de Alerta, Explode Coração

4 comentários:

  1. Viva!
    Agora sou eu que digo que essa postagem está perfeita.
    Parabéns.
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Suely, vim para o seu blog por intermédio de uma postagem do Jô no Facebook e estou muito feliz com o que tenho lido aqui, pois encontrei afinidades de pensamento. Embora não seja e nem tenha sido efetivamente quando mais jovem uma militante do feminismo, sempre procurei me espelhar na sua filosofia e bandeiras de luta, buscando sempre as atualizações necessárias ao tempo. Parabéns, você escreve de maneira muito clara e prazerosa para se ler. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Karlinha! É sempre um prazer tê-la por aqui!

    ResponderExcluir
  4. Que bom, Betânia! Obrigada por suas palavras, seu depoimento e por gostar do blog. Um abraço!

    ResponderExcluir