Foto: Pinterest |
Eu nem imaginava o que queria dizer a frase: "Esteja preparada para um mês incomum e agitado", quando li o meu horóscopo de maio numa revista qualquer. De fato, foi mesmo um mês incomum.
Há muito tempo faço um checkup anual pra ver como anda a minha saúde e vou a vários especialistas. É um procedimento que adotei desde os anos 90 e tem sido sempre muito bom. É uma forma de prevenir e diagnosticar doenças. Além da idade, fatores genéticos e uma rotina sedentária, tive câncer de tireoide em 1998 o que me fez acender um sinal de alerta e, de fato, não descuido.
Geralmente o primeiro médico que procuro a cada ano é o cardiologista. E começa com ele a via crúcis para os exames de laboratório, que são sempre poderosíssimos para informar como anda a nossa saúde.
São alguns deles: hemograma, glicemia, colesterol, ácido úrico, triglicerídios e por aí vai.
Segundo o cardiologista Carlos Alberto Pastore em entrevista no blog do Dr. Dráuzio Varela, "Doenças cardiovasculares são responsáveis pela morte de um a cada três adultos". Também nessa entrevista vocês vão ver que a avaliação cardiológica precoce é importantíssima para pessoas com histórico familiar de doenças do coração. É o meu caso.
Faço outros exames na consulta clínica, igualmente importantes e até decisivos. São eles: o eletrocardiograma e o teste ergométrico (TE). Esse último é um teste de esforço, é o eletro que a gente faz enquanto caminha na esteira e ali vai registrando todo o desempenho do coração, avaliando o comportamento da pressão arterial, os sintomas e a aptidão física d@ paciente. Pois foi exatamente fazendo o TE que eu senti um incômodo no peito. Resultado: foi preciso investigar as razões do resultado clínico e da queixa que apresentei durante o tal do exame.
Quando o cardiologista me comunicou que era preciso fazer um cateterismo cardíaco, quase que eu caio da cadeira. Congelei. Voltei no tempo, me senti frágil, pequena, vulnerável...
Não sabia o que fazer naquele momento. Já nem ouvia as explicações do médico sobre o procedimento, sobre o que ia acontecer. Eu só pensava em sair dali correndo.
"Maio
já está no final
É hora de se mover
prá viver mil vezes mais
Esqueça os meses
esqueça os seus finais".
O fato pessoas queridas é que no mês de maio, encarei um cateterismo que apontou 60% de entupimento de uma artéria do meu coraçãozinho o que me levou a ser submetida a uma angioplastia.
A angioplastia é um procedimento cirúrgico para colocar uma prótese - um stent - que é uma tela bem pequenininha de aço, que vai ajudar a manter a artéria aberta.
Foi fundamental a assistência médica que tive, o carinho e o amor dos meus dois filhotes, dos meus irmãos e das pessoas amigas e muito queridas que estiveram por perto. A tod@s eu agradeço de coração. Sem trocadilhos.
O objetivo desse post é simplesmente contar o que aconteceu comigo, falar sobre a importância da prevenção e agradecer.
De tudo isso, uma lição:
É inútil chorar
Noites enveredar
Ruir por nada assim...
Minha vida é sua
Como marinheiro do mar
Sofrer, não há porquê!
Desencana meu amor,
Tudo seu é muita dor,
VIVE!
Deixa o tempo resolver,
O que tem que acontecer,
LIVRE!
Tanto o que eu sonhei
Nos amar à pleno vapor
Tanto o que eu quis
Fazê-la estrela
Da sagração
De um ser feliz
Desinflama meu amor,
Do seu jeito é muita dor,
VIVE!
Deixa o tempo resolver,
Se tiver que acontecer,
VIVE!
Desencana meu amor,
Tudo seu é muita dor,
VIVE!
(Vive. Música de Djavan)
Veja também:
Saiba quais são os exames que toda mulher deve incluir na rotina
Exames preventivos para o coração
Maio (Kid Abelha)
Bom saber da superação. Bjo, Su!
ResponderExcluir